O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplência – obteve alta de 5,7% em julho, contra o mês anterior, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Contudo, na comparação do acumulado do ano contra o mesmo período de 2013, a queda atinge 2,0%.

No resultado de longo prazo – calculado pelo valor acumulado em 12 meses (agosto de 2013 até julho de 2014, contra agosto de 2012 até julho de 2013) – a queda foi de 3,0%, menor variação desde maio de 2009. Também houve queda do indicador (3,0%) na comparação com julho de 2013.

recuperacao1

A tendência de desaceleração no indicador de recuperação de crédito intensificou-se nos últimos meses. Sua evolução é condizente com a conjuntura econômica: desaquecimento do mercado de trabalho, queda recente da taxa de inadimplência, menor concessão de crédito, entre outros fatores. Desta forma, há expectativa de queda no resultado fechado para o ano, de -2% a -3%.

Regiões

Na comparação mensal (julho contra junho de 2014) dos dados dessazonalizados houve alta em todas as regiões. Na região Centro-Oeste, a alta foi mais elevada (7,7%), seguida da região Norte e Nordeste, que obtiveram elevação de 7,4% e 7,3%, respectivamente. Sul e Sudeste, por sua vez, cresceram 6,1% e 4,7% no período.

Quando confrontados os valores acumulados no ano, a região Sudeste é a principal responsável pela queda no índice agregado, tendo registrado recuo de 4,2%. As regiões Norte e Nordeste também apresentam queda de 2,3% e 1,3%, respectivamente. Para as demais regiões, houve alta de 3,4% na região Sul e de 3,7% na região Centro Oeste.

Varejo

A recuperação de crédito no varejo caiu 15,9% no acumulado do ano. Entre as regiões, os resultados foram os seguintes: Nordeste, -22,2%; Centro-Oeste -18,1%; Norte -16,7%; Sul -14,6%; e Sudeste -13,3%.

recuperacao2

Metodologia

O indicador de recuperação de crédito é elaborado a partir da quantidade de exclusões dos registros de dívidas vencidas e não pagas informados à Boa Vista SCPC pelas empresas credoras. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

A série histórica do indicador está disponível em: http://www.boavistaservicos.com.br/economia/recuperacao-de-credito/