Nos últimos doze meses o indicador acumula crescimento de 7,1%. Recuperação de crédito registrou alta de 15,2% para o mesmo período e recuou 1,7% frente a setembro de 2012

1.      Registro de Inadimplentes:

Dados da Boa Vista Serviços com abrangência nacional indicam que a quantidade de novos registros de inadimplentes aumentou 3,4% em outubro – variação mensal desconsiderando os efeitos sazonais. Nos doze meses encerrados em outubro houve avanço de 7,1%, comparado aos doze meses findos em outubro de 2011. O indicador continua diminuindo o ritmo de crescimento no médio/longo prazo, apresentando avanço de apenas 1,3% quando comparado a outubro de 2011.

Apesar do crescimento observado neste mês, os resultados dos últimos meses sugerem que as melhorias nas condições do crédito na economia, influenciadas pela queda da taxa básica de juros e spreads bancários e o aumento da população com vínculo empregatício ao longo de 2012, estão colaborando com a desaceleração do crescimento do número de inadimplentes ao longo do ano. Nossas projeções indicam que 2012 acumulará um crescimento do número de registros de inadimplentes de cerca de 3% em relação a 2011.

O valor médio das dívidas incluídas em outubro foi de R$1.136, 0,5% maior que o observado em setembro após ajustes pela sazonalidade e inflação.

Regiões

As regiões Centro-Oeste e Sudeste apresentaram as menores elevações, 1,4% e 2,5%, comparando-se os dados dessazonalizados em relação a setembro. No que tange ao acumulado dos últimos doze meses comparado ao dos doze anteriores, as regiões Nordeste e Norte possuem a base de registros de inadimplentes com menores ritmos de expansão, com alta de 2,1% e 3,1%, respectivamente.

Varejo

Ao considerar apenas o setor de varejo, observamos uma elevação mais acentuada no mês de outubro na quantidade de novos registros de inadimplentes, com variação de 5,3%, descontados os efeitos sazonais. A região Norte apresentou elevada expansão, 9,5%.

O indicador de abrangência nacional acumula crescimento de 7,9% nos dozes meses findos em outubro de 2012, comparado aos doze meses encerrados em outubro de 2011.

Recuperação de crédito:

O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes – retraiu 1,7% em relação a setembro, descontados os efeitos sazonais. Apesar desta queda mensal, o indicador apresenta tendência de crescimento, acumulando nos últimos doze meses 15,2% mais exclusões do que nos dos doze anteriores. Comparado ao mesmo mês do ano anterior, o indicador de outubro se mostra 18,3% maior que o do mesmo mês do ano anterior.

Esperamos a manutenção da tendência de crescimento do indicador em 2012 frente ao ano anterior, porém de forma mais tênue. Estimativas da Boa Vista Serviços indicam uma variação acumulada em 2012 de 12%, quando comparado a 2011.

Regiões

A região Sudeste apresentou a maior queda na comparação com as outras regiões, declinando 2,7% em relação a setembro, expurgados os efeitos sazonais. No período de novembro de 2011 a outubro de 2012, a maior alta acumulada é a da região Centro Oeste (17,8%), seguida da Sudeste (15,5%), em comparação ao intervalo entre novembro de 2010 e outubro de 2011.

Varejo

O indicador que considera apenas a recuperação de crédito no varejo apresentou elevação de 3,8% frente a setembro após ajuste sazonal. O menor crescimento foi observado na região Sudeste (1,6%) no mesmo período de comparação. Apesar deste resultado mensal, o Sudeste ainda é a região que acumula maior alta nos últimos doze meses em relação aos doze anteriores (24,2%). Comparando-se a outubro de 2011, o indicador do varejo mostra expansão de 21,8%