Inadimplência aumenta 2% no Recife em 2013, diz Boa Vista Serviços

A média da região Nordeste, no acumulado do ano, está em 5,9%; os números, incluindo também o comportamento do estado de Pernambuco, foram apresentados nesta segunda, durante a Caravana do Crédito em Recife

Dados da Boa Vista Serviços, administradora do SCPC, com abrangência nacional, indicam que os registros de inadimplentes tiveram alta de 2% em Recife, no acumulado de janeiro a julho deste ano. No estado de Pernambuco, a alta é de 2,9%, e a média da região Nordeste, no mesmo período, é de 5,9%. A tendência do comportamento da inadimplência na região está na direção oposta do comportamento médio no País que, no acumulado deste ano, sinaliza queda de 1,3%. Esses números inéditos foram levantados exclusivamente para a Caravana do Crédito em Recife, nesta segunda-feira, 2 de setembro.

Observando-se o mês de julho na comparação com junho de 2013, a inadimplência na região metropolitana do Recife apresentou alta de 4,5%, o estado de Pernambuco 7,9% enquanto a região Nordeste regista elevação de 6,2%. A média Brasil, na mesma comparação, é de alta de 3,8%. (Abaixo a tabela completa, nos comparativos de julho/2013 contra julho/2012 e doze meses contra doze meses).

 

Tabela 1 – Registros de Inadimplentes

Registro de Inadimplentes

Acum 13/12

jul13/jul12

jul13/jun13*

12 meses

Recife

2,0%

8,5%

4,5%

-0,5%

Pernambuco

2,9%

9,7%

7,9%

-0,3%

Nordeste

5,9%

14,2%

6,2%

2,8%

Brasil – Geral

-1,3%

5,8%

3,8%

-0,4%

Séries Dessazonalizadas *
Fonte: Boa Vista Serviços

 

Recuperação

Por outro lado, o pagamento de dívidas no Recife em 2013, de janeiro a julho ante o mesmo período do ano passado, apresenta crescimento de 7,4%. Pernambuco mostra alta de 6,4% e a região Nordeste de 8,6%. A média da recuperação de dívidas no Brasil, neste mesmo comparativo, é de 4,2%. Na tabela abaixo, todos os comparativos.

 

Tabela 2 – Recuperação de crédito

Recuperação de crédito

Acum 13/12

jul13/jul12

jul13/jun13*

12 meses

Recife

7,4%

9,6%

7,4%

9,5%

Pernambuco

6,4%

9,4%

5,8%

8,8%

Nordeste

8,6%

8,2%

7,4%

11,0%

Brasil – Geral

4,2%

4,4%

3,6%

7,1%

Séries Dessazonalizadas * 
Fonte: Boa Vista Serviços

 

O presidente da Boa Vista Serviços, Dorival Dourado, observa a relevância de se conhecer essas diferenças de desempenho dos indicadores, que demonstram a necessidade de avaliação, estratégias e práticas adequadas a cada realidade. “Se a inadimplência na região se apresenta em um patamar mais elevado, também é maior o percentual dos consumidores que estão regularizando, o que é muito positivo. Mas são dados que sinalizam a importância de se debater no Recife com quem concede crédito, seja varejista, seja instituição financeira, as melhores práticas aqui no Estado, para aumentar a competividade e os resultados reduzindo as perdas com inadimplência”, analisa o executivo.

A Caravana do Crédito, iniciativa inédita da Boa Vista Serviços, trouxe a Recife o debate sobre gestão de crédito, risco e relacionamento com consumidores, apresentando conceitos e melhores práticas adotadas por importantes empresas de vários ramos de atividade, como Geraldo Araújo Tecidos, Banco Gerador e Lojas Riachuelo.

O objetivo da Caravana, segundo o presidente da Boa Vista Serviços, é ajudar a promover o crescimento do crédito de forma equilibrada, beneficiando dessa forma empresas e consumidores.

 

Comentários

comentários

Posts relacionados

Movimento do Comércio sobe 0,4% em outubro

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, subiu 0,4% em outubro quando comparado a setembro na análise com ajuste sazonal, de acordo com os dados apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação acumulada em 12 meses (novembro de 2016…

34% dos consumidores dizem não ter controle dos ganhos e gastos

Para investigar os hábitos sobre controle orçamentário e fontes de informações sobre o tema, a Boa Vista SCPC realizou uma pesquisa inédita com aproximadamente 1200 consumidores, de todo o Brasil, e constatou que 34% dos entrevistados não controlam o quanto ganham e gastam no mês. Realizada entre os meses de maio e julho, a pesquisa…

Percentual de cheques devolvidos atinge 1,70% em outubro

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados[1] foi de 1,70% em outubro, registrando considerável redução em relação ao mesmo mês do ano anterior (-0,76 p.p.). Na comparação mensal, o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados diminuiu frente ao mês de setembro (quando o nível…