A inadimplência do consumidor brasileiro caiu 0,2% na comparação mensal (out/14 contra set/14), em todo o país, de acordo com dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). No acumulado do ano (jan/14 a out/14) os registros de inadimplência aumentaram 2,2% em relação ao mesmo período de 2013. Na comparação interanual (out/14 contra out/13) o indicador apresentou queda de 2,4%. No acumulado em 12 meses (nov/13 a out/14) a inadimplência cresceu 1,9%, na comparação com os 12 meses anteriores (nov/12 a out/13).

O valor médio real das dívidas registradas em outubro foi de R$ 942,78, após ajustes estatísticos.

reg_inadim1

Ao longo do ano, observaram-se poucas oscilações das variáveis condicionantes para a inadimplência. A previsão é que a maior seletividade das empresas concedentes de crédito, o desaquecimento gradual do mercado de trabalho e as taxas juros mantenham até o final do ano esta mesma dinâmica da inadimplência. Desta maneira, a expectativa é de que o número de registros de inadimplência feche 2014 com um leve crescimento, em torno de 2,5%.

Regiões

Na análise regional do acumulado no ano (jan/14 a out/14), a inadimplência apresenta alta: Nordeste (2,8%), Norte (0,9%), Sul (8,2%), Sudeste (0,2%) e Centro-Oeste (6,7%).

Varejo

Quando considerado apenas o setor de varejo, o indicador nacional registrou leve alta em outubro, de 0,9%, em comparação ao mês anterior, descontados os efeitos sazonais. Dentre as regiões, mantida a base de comparação, Nordeste e Sudeste apresentaram elevações de 7,8% e 1,7%, respectivamente, enquanto as demais regiões obtiveram quedas, sendo a do Centro-Oeste de 7,7%, Norte 8,3% e Sul 3,5%.

reg_inadim2

Metodologia

O indicador de registro de inadimplência é elaborado a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas informados à Boa Vista pelas empresas credoras. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

A série histórica do indicador está disponível em: http://www.boavistaservicos.com.br/economia/registro-de-inadimplencia/