Considerando-se apenas o setor de varejo, o indicador, de abrangência nacional, apresentou queda de 1,3% contra setembro

A variação mensal de novos registros de inadimplência de consumidores foi de 3,6% em outubro de 2013, descontados os efeitos sazonais, com base em dados de abrangência nacional da Boa Vista Serviços, administradora do SCPC. No resultado acumulado de janeiro a outubro contra o mesmo período de 2012, houve retração de 0,4%. Já na comparação dos últimos doze meses (nov/12 a out/13) com os doze anteriores (nov/11 a out/12), o indicador apresentou queda de 0,1%.

Durante o primeiro semestre deste ano, os registros de inadimplência mantiveram a tendência de queda, iniciada no final de 2012. Entretanto, os resultados ao longo do segundo semestre de 2013 apontam para uma desaceleração dessa tendência. Isso pode ser justificado pelas condições de crédito e do mercado de trabalho menos favoráveis. Sendo assim, a Boa Vista Serviços mantém a expectativa de que o indicador acumulado em 2013 apresente números levemente inferiores aos de 2012.

O valor médio das dívidas incluídas em outubro foi de R$1.290, sendo 0,79% menor que o registrado em setembro, após a realização de ajustes de sazonalidade e inflação.

Regiões

Os indicadores de todas as regiões expandiram em outubro ante setembro, destacando-se as variações de Centro Oeste, Nordeste e Sul, com respectivamente 6,5%, 4,2% e 3,9%, – expurgados os efeitos sazonais. No Sudeste, o crescimento do indicador foi de 3,1%, enquanto na região Norte, houve alta de 1,1%.

Ao confrontar o resultado acumulado nos últimos doze meses ao período antecedente, a região Sudeste foi a única a apresentar retração (-2,4%). As altas mais relevantes ocorreram no Nordeste (6,3%) e no Norte (4,2%).

Varejo

Quando considerado apenas o setor de varejo, o indicador de abrangência nacional de outubro apresentou retração de 1,3% contra setembro, retirados os efeitos sazonais. No acumulado em doze meses o resultado foi uma expansão de 0,6% em relação aos doze meses anteriores, com destaque para as regiões Sudeste (1,5%) e Sul (1,0%).

O indicador de registro de inadimplência é elaborado a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas informados à Boa Vista Serviços por empresas credoras. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal.