Indicador apresentou queda de 0,3% nos últimos 12 meses. Recuperação de Crédito registrou elevação de 2,6% em relação a março

15 de maio de 2013 - Dados da Boa Vista Serviços com abrangência nacional indicam que a variação mensal de novos registros de inadimplentes foi de -0,4% em abril de 2013, descontados os efeitos sazonais. Este é o quarto recuo mensal consecutivo do indicador. Na comparação dos últimos doze meses (mai/12 a abr/13) com os doze anteriores (mai/11 a abr/12), o indicador apontou queda de 0,3%.

Beneficiados pelas melhores condições de crédito na economia, dos aumentos na renda da população e da manutenção da taxa de desemprego abaixo de sua média histórica, os registros de inadimplentes continuaram a apresentar em abril a tendência de queda iniciada no final de 2012.  Apesar da recente reversão da política monetária, a Boa Vista avalia que as boas perspectivas do mercado de trabalho no Brasil para 2013 devem continuar, levando o indicador a encerrar o ano com números próximos aos de 2012.

O valor médio das dívidas incluídas em abril foi de R$1.432, 6,48% maior que o de março, após a realização de ajustes de sazonalidade e inflação.

Regiões

Confrontando com março de 2013, as regiões Centro-Oeste e Nordeste foram as que apresentaram variações negativas, de -6,6% e -0,8%, respectivamente – expurgados os efeitos sazonais. O Sudeste apresentou um leve acréscimo de 0,1% de registros na mesma base de comparação.

Na comparação do acumulado dos últimos doze meses em relação aos doze meses anteriores a região Sul continua a apresentar a maior variação negativa com -2,6%, enquanto o Centro Oeste registrou elevação de 1,9%.

Varejo

Ao considerar apenas o setor de varejo, o indicador de abrangência nacional apresentou um aumento mensal de 1,4%, expurgados os efeitos sazonais. Comparando com o mesmo mês de 2012 houve um crescimento de 4,4%.

Nos dozes meses findos em abril de 2013, frente aos doze encerrados em abril de 2012, o crescimento acumulado do indicador nacional foi de 1,9%, impulsionado, principalmente, pela elevação de 4,1% da região Sudeste.

 

 

 

 

 

 

 

Recuperação de crédito:

Brasil

O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes – cresceu 2,6% em abril de 2013 em relação a março, descontados os efeitos sazonais. Em relação a abril de 2012, houve elevação de 5,2%.

De forma equivalente ao que se constata no indicador de registros, as melhores condições do mercado de crédito e o aumento da população empregada continuam a contribuir positivamente para a recuperação de crédito em 2013. A Boa Vista Serviços espera que o indicador de recuperação de crédito mantenha, até o final de 2013, a dinâmica de elevação na mesma intensidade observada até abril. Assim, projeta-se para o ano um aumento de 4,5% em relação a 2012.

Regiões

Todas as regiões apresentaram acréscimos em seus indicadores na comparação com o mês imediatamente anterior, expurgados os efeitos sazonais, com evidência para o Centro-Oeste (5,0%), Nordeste (2,8%) e Sudeste (2,3%).

Quando confrontados aos números de abril do ano passado, entre todas as regiões, os principais avanços foram registrados no Nordeste e Norte, com crescimento de respectivamente 8,8% e 6,7%.

Varejo

O indicador que considera a recuperação de crédito apenas no varejo divergiu do indicador geral, e apresentou em abril uma retração de 7,2% em relação a março de 2013, descontados os efeitos sazonais. Contribuíram para a queda do indicador nacional todas as regiões, com destaque para Nordeste (-11,2%) e Sudeste (-7,2%).

Já no acumulado em doze meses, comparado aos doze meses anteriores, o indicador do varejo expandiu 10,9%. Nesta mesma base de comparação todas as regiões tiveram crescimento em seus indicadores destacando-se Nordeste e Sul, com 14,5% e 12,3%, respectivamente.