Das três modalidades, apenas a devolução de cheques mostrou retração no resultado acumulado no ano

Acesse aqui o release na íntegra. 

 São Paulo, 30 de janeiro de 2013 - Levantamento de dados da Boa Vista Serviços sobre as empresas mostra que em 2012 a inadimplência foi 6,9% maior do que em 2011. O cálculo foi realizado por meio de uma análise ponderada de três variáveis de negativação de empresas, sendo elas: novos registros na base do SCPC, títulos protestados e cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos). Em 2011 o crescimento da inadimplência entre as empresas foi ainda maior, com alta de 16,8% no período, após queda de 4,6% em 2010.

O aumento da inadimplência das empresas reflete fatores como a redução do ritmo de crescimento da atividade econômica, o aumento do endividamento e da inadimplência de consumidores e o consequente aumento da restrição dos bancos à concessão de crédito em geral.

A redução da atividade aliada a menor capacidade de financiamento das empresas trouxe um impacto direto sobre o fluxo de caixa e sobre a sua capacidade de honrar seus compromissos financeiros.

Para 2013, no entanto, esperamos que o cenário aponte para uma melhoria da atividade econômica em comparação com 2012, já que o mercado de crédito possui perspectivas positivas, com juros em patamares baixos e redução da inadimplência dos consumidores, consequentemente contribuindo para a melhoria da capacidade de pagamento das empresas.