O Indicador de Risco de Crédito (IRC) da Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), que calcula o risco mediano dos indivíduos que buscam crédito no mercado em determinado período de tempo, mostra que os consumidores que buscaram crédito nos últimos 12 meses reduziram o risco de se tornarem inadimplentes em 1,7% no 3º trimestre de 2013 em relação ao mesmo período do ano anterior, passando de 100,6 para 98,9. Na comparação contra o 2º trimestre de 2013, o indicador manteve estabilidade, ficando em 98,9. A redução do risco de crédito dos consumidores em determinado momento influencia a sua probabilidade futura de inadimplência.

O IRC é utilizado como antecedente de tendência da inadimplência dos consumidores brasileiros medida pelo Banco Central (recursos livres acima de 90 dias). Pelos últimos resultados, a inadimplência do consumidor que já vem em queda desde o 4º trimestre de 2012, deve continuar a sua trajetória de queda em 2013, com tendência de estabilidade para o início de 2014.

 

Sobre o indicador

O Indicador de Risco de Crédito da Boa Vista Serviços avalia o risco mediano através de uma amostra de indivíduos que buscaram crédito no mercado nos últimos 12 meses. É baseado em modelos estatísticos que a partir de variáveis selecionadas mostram a capacidade de pagamento dos consumidores que estão em busca de crédito e a probabilidade de inadimplência em determinado período.

O índice é gerado com datas de referência trimestrais (31/março, 30/junho, 30/setembro e 31/dezembro) e com data de publicação no mês subsequente à data de referência.