Risco de crédito do consumidor diminui 1,9% e permanece em trajetória de queda, diz Boa Vista SCPC

Risco de crédito do consumidor diminui 1,9% e permanece em trajetória de queda, diz Boa Vista SCPC

Os consumidores que buscaram crédito nos últimos doze meses apresentam uma redução de 1,9% em seu risco de se tornarem inadimplentes no primeiro trimestre de 2014, na comparação com mesmo período de 2013, passando de 99,7 pontos para 97,8, de acordo com o Indicador de Risco de Crédito (IRC) da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na comparação com o trimestre anterior, o indicador recuou 0,6%, de 98,3 pontos para 97,8. Este indicador mostra a probabilidade de risco dos consumidores se tornarem inadimplentes baseado em modelos estatísticos. Ele avalia a probabilidade de risco mediano de uma amostra de indivíduos que buscaram crédito no mercado nos últimos 12 meses e também permite correlação com a taxa de inadimplência.

graf-irc

O IRC pode ser utilizado como antecedente da inadimplência[1] dos consumidores brasileiros, medida pelo Banco Central. O indicador iniciou uma trajetória de queda no 2º trimestre de 2012, antecipando o recuo sinalizado pelo indicador do BC a partir do 4º trimestre de 2012. De acordo com os últimos dados, o IRC ainda persiste nessa tendência de queda.

 


[1] Inadimplência de recursos livres acima de 90 dias para pessoas físicas medida pelo Banco Central.

Comentários

comentários

Posts relacionados

Inadimplência do consumidor cai 2,4% em novembro

A inadimplência do consumidor caiu 2,4% em novembro na avaliação mensal com ajuste sazonal, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC. Já nos valores acumulados em 12 meses (dezembro de 2016 até novembro de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve retração 3,5%. Quando comparado o resultado contra o mesmo mês de 2016,…

Produção Industrial registra crescimento de 0,2% em outubro e 1,5% em 12 meses

Dados divulgados hoje pelo IBGE revelam que a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) registrou crescimento de 0,2% em outubro, considerando a comparação mensal (série com ajuste sazonal). Considerando os últimos 12 meses, a recuperação ganhou mais consistência, uma vez que sua leitura foi de 0,4% para 1,5% entre os meses de setembro e outubro. Na comparação…

Cresce fatia dos que utilizarão o 13º salário para pagar contas de início de ano e poupar

  Dos mais de mil entrevistados pela Boa Vista SCPC, em sua pesquisa online sobre hábitos de consumo para o Natal e Fim de Ano, 75% dos respondentes afirmaram que receberão o 13º salário. Destes, 37% disseram que utilizarão a renda extra para quitar dívidas, o que representa uma queda de 19 pontos percentuais (p.p.)…