Mais de 4,2 milhões de microempreendedores individuais terão mais apoio para acesso a crédito e serviços financeiros, a partir da recém-firmada parceria entre o Sebrae e a Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). A cooperação entre as duas instituições vai favorecer o acesso desse segmento a informações que contribuam para facilitar sua relação com os agentes do sistema financeiro na busca de financiamentos, bem como educação financeira e modelo de avaliação de risco mais adequado, entre outras ações propostas.  

A parceria estabelece também o intercâmbio de informações e a cooperação institucional entre Sebrae e Boa Vista SCPC para a realização de estudos, análises e indicadores, a fim de construir um sistema de informações sobre os pequenos negócios atendidos pelo Sebrae. “Queremos colaborar para a formação de um ambiente social e empresarial mais sustentável para o microempreendedor individual, no qual possa, com o respaldo técnico que o Sebrae oferece, somado aos nossos serviços diferenciados e expertise em soluções para negócios, desenvolver-se e crescer sustentavelmente”, afirma Dorival Dourado, presidente da Boa Vista SCPC.

Para o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, o acesso a crédito é um dos maiores desafios dos pequenos negócios na atualidade. “Além de atender às exigências para obter financiamento junto à rede bancária tradicional, os microempreendedores individuais também precisam se capacitar em gestão financeira para melhorar o desempenho dos seus negócios”, destaca Carlos Alberto. Esse é um mercado potencial, que se desenvolve de forma intensa no Brasil e tende a crescer ainda mais no próximo ano quando novas categorias profissionais estiverem incorporadas ao Simples Nacional, regime tributário diferenciado, simplificado e favorecido aos pequenos negócios, afirma o diretor do Sebrae.

À Boa Vista SCPC caberá o desenvolvimento de soluções matemático-estatísticas de análise para apoiar o microempreendedor individual na obtenção de crédito junto às instituições financeiras e fornecedores, explica Christiano Lombardi da Silveira, superintendente comercial da Boa Vista SCPC. Além disso, disponibilizará conteúdos técnicos direcionados às necessidades de ações com foco em educação financeira dos microempreendedores individuais.

O Sebrae, por sua vez, fará seu atendimento com produtos adequados a cada perfil de microempreendedor, a partir das análises disponibilizadas pela Boa Vista SCPC. Será possível ofertar cursos e consultorias em finanças de acordo com a dificuldade percebida na avaliação do risco de crédito. Além disso, o Sebrae e a BoaVista SCPC vão divulgar fatores críticos de sucesso para uma boa saúde financeira na perspectiva da avaliação de risco de crédito em ambientes como a Feira do Empreendedor, do Sebrae.