SCPC celebra 60 anos e lança site comemorativo

Com mais de 350 milhões de informações comerciais sobre empresas e consumidores de todo o país, mais de 200 milhões de consultas por mês e superando 42 milhões de negócios por dia, o SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) completa 60 anos, em 2015, consolidado como um dos mais importantes, completos e tradicionais bancos de dados do Brasil. O serviço é administrado, desde 2010, pela Boa Vista e neste ano também passa a ser incorporado à logomarca da empresa, com o objetivo de associar a inovação e o empreendedorismo da Boa Vista à força, tradição e credibilidade do SCPC. Por isso, neste ano, a empresa adota, oficialmente, o logotipo Boa Vista SCPC.

selo-1

Esse e outros acontecimentos relacionados à história do SCPC estão em um site comemorativo, lançado em referência à data: www.scpc.com.br. Nele, as seis décadas de iniciativas marcantes e de uma história de conquistas e de apoio aos principais episódios da economia brasileira estão contadas com riqueza de detalhes e informações. O banco de dados do SCPC solidificado como uma das principais fontes de informações e soluções inteligentes para decisões sustentáveis de crédito e gestão de negócios no Brasil foi criado em 1955 pela Associação Comercial de São Paulo, em resposta ao crescimento da economia e do sistema de crédito.

De lá para cá, o SCPC participou do início dos estudos para a criação do Cadastro Positivo (em 1959); realizou o intercâmbio de informações com instituições bancárias de diversas regiões do estado de São Paulo (em 1970), dando origem a diversos serviços de proteção ao crédito; integrou uma rede nacional de informações comerciais, e ampliou a abrangência geográfica e conceitual, caracterizando sua atuação nacionalmente (em 2001). A partir de 2004, foi implantada uma área de estudos analíticos, com modelos de score para predição da inadimplência dos consumidores; e houve o lançamento do primeiro indicador econômico nacional com base no movimento das consultas do varejo, o INCC (Índice Nacional de Crédito do Consumidor).  

Em 2010, o SCPC passou a ser administrado pela Boa Vista, empresa criada em resposta às exigências do novo cenário de crédito no Brasil, resultado da união da Associação Comercial de São Paulo, do fundo brasileiro de investimentos TMG Capital, do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro, da Associação comercial do Paraná e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre. Nesta trajetória de sucesso, em 2011, a Equifax do Brasil e a Boa Vista concluíram a fusão de suas operações, dando origem à segunda maior empresa do setor de informações para negócios no Brasil.

Hoje, a Boa Vista SCPC está consolidada no mercado de informações de crédito para a tomada de decisões, e atua no mercado de segurança eletrônica de transações e identificação, promovendo serviços de certificação digital. E mais, opera em rede nacional, com mais de 2 mil entidades representativas do varejo em todas as regiões do Brasil, o que garante riqueza de informações com soluções inteligentes para auxiliar o processo de decisão de negócios de seus cerca de 1,2 milhão de clientes diretos e indiretos em todos os segmentos da economia.

Em 2015, ao comemorar os 60 anos do SCPC, a empresa aproveita o ensejo para reiterar o seu compromisso em continuar oferecendo as melhores soluções para todas as etapas do ciclo de negócios. Atenta às inovações tecnológicas e sustentáveis para o crescimento sólido, contínuo e rentável de suas operações, busca contribuir para que estes mesmos benefícios sejam refletidos aos seus clientes, parceiros e consumidores.


Buscar por período:

TAGS

Posts relacionados

Recuperação de crédito sobe 1,5% em novembro

O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base da Boa Vista – registrou avanço de 1,5% em novembro contra outubro, já descontados os efeitos sazonais. Na comparação com novembro de 2018, houve aumento de 4%. No ano, porém, o indicador acumula queda de…

[PESQUISA] Consumidores pretendem gastar em média R$ 564 com todas as compras de Natal e Fim de Ano

Em pesquisa feita com 1.300 consumidores, em todo o Brasil, a Boa Vista constatou que o valor médio total pretendido gastar com todas as compras para as festas de Natal e Fim de Ano, incluindo despesas com viagens e alimentação, é de R$ 564,95. Em 2018 o valor médio foi de R$ 482,54. O levantamento…

Empresas ganham agilidade e minimizam riscos de inadimplência ao usarem o Score PJ no processo de decisão de crédito

Estudos analíticos da Boa Vista apontam que o comportamento de pagamento dos sócios explica cerca de 65% do risco de uma empresa tornar-se inadimplente. Assim, ao analisar uma empresa, uma opção é fazer uso do Score PJ, uma pontuação de crédito que leva em conta o comportamento da Pessoa Jurídica e também de seus sócios…