SCPC completa 60 anos de atividades com mais de 350 milhões de informações de empresas e consumidores

Nesta quarta-feira, 14 de outubro, são comemorados os 60 anos de um dos mais importantes, completos e tradicionais bancos de dados do Brasil, o SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Uma história de sucesso que se consolidou em consonância à história do crédito no país. Ao longo dessas seis décadas, o SCPC alcançou marcas importantes, como os mais de 350 milhões de informações comerciais sobre empresas e consumidores, as mais de 200 milhões de consultas por mês e os 42 milhões de negócios por dia.

Presente em todo o Brasil por meio de escritórios regionais e distribuidores, além da parceria com mais de duas mil entidades representativas do comércio, da indústria e do setor de serviços, o SCPC é administrado desde 2010 pela Boa Vista. A empresa é resultado da união da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), do fundo brasileiro de investimentos TMG Capital, do Clube Diretores Lojistas do Rio de Janeiro, da Associação Comercial do Paraná e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre.

Em 2011, ao concluir a fusão de suas operações com a Equifax do Brasil, a Boa Vista SCPC firmou-se como o segundo maior birô de crédito do Brasil. Ao combinar o know how internacional da Equifax com a experiência local da Boa Vista SCPC, a empresa passa a oferecer inteligência de mercado com informações precisas, fundamentais para o desenvolvimento de soluções que auxiliam na tomada de decisões sustentáveis de crédito e gestão de negócios, e na prevenção contra fraudes, para os seus clientes, dos mais diferentes segmentos.

Segundo Roseli Garcia, Diretora de Rede da Boa Vista SCPC, a criação do SCPC foi um marco para a evolução do crédito no Brasil. Assim como o crédito foi um propulsor para o desenvolvimento econômico do País, o SCPC foi um propulsor para a evolução da história do crédito no Brasil, porque representou uma revolução no modo como os consumidores solicitavam crédito, bem como os lojistas avaliavam os perfis dos seus clientes.

Ainda segundo Roseli, ao centralizar as informações dos consumidores, o SCPC passou a oferecer tanta agilidade às consultas e também ao processo de concessão de crédito, que se mostrou altamente vantajoso aos lojistas. E por se mostrar benéfico aos negócios dos empresários, posteriormente, passou a ser consultado também pelas empresas do sistema bancário e de serviços. E hoje, é com orgulho, destaca a executiva, que se pode afirmar que o SCPC é parte importante da história do crédito do Brasil.

Dentre as comemorações dos 60 anos do SCPC, a Boa Vista SCPC acaba de lançar um vídeo contando a história do serviço e os principais acontecimentos relacionados, disponível no portal www.scpc.com.br. Nele há ainda uma página com depoimentos de pessoas que fizeram parte da história (funcionários, colaboradores, entidades parcerias e clientes). Outro momento importante dos 60 anos do SCPC será a cerimônia para entrega de homenagem às empresas que fazem parte do sistema do SCPC, no Conselho Consultivo da empresa.

Haverá ainda uma homenagem às entidades representativas do comércio e da indústria (associações comerciais) mais antigas e atuantes no sistema de consultas do SCPC, durante o 16º Congresso da FACESP – “Novas ideias, construindo caminhos”, que acontecerá de 4 a 6 de novembro, no Hotel Casa Grande Guarujá, na cidade do Guarujá, em São Paulo.

 

Comentários

comentários

Posts relacionados

Vendas Dia dos Pais: pequenas e médias empresas podem contar com soluções para prospecção de clientes e prevenção de fraudes

O Dia dos Pais está próximo e, como em todas as datas comemorativas, o varejo se prepara e começa a criar estratégias para chamar a atenção dos consumidores, ao mesmo tempo em que busca alternativas para se resguardar de possíveis vendas cujos pagamentos podem não ser efetivados. Há um mês para a data, a área…

Desemprego aumenta como o principal motivo da restrição do nome dos consumidores

Ao longo do último um ano e meio, o desemprego apresentou um crescimento de 13 pontos percentuais entre os principais motivos que levaram à restrição dos consumidores brasileiros. A constatação é da Pesquisa Perfil do Consumidor, elaborada pela Boa Vista SCPC, no decorrer do 1º semestre de 2018, com cerca de 1.700 pessoas, em todo…

Recuperação de crédito cai 2,4% no 1º semestre de 2018

O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base da Boa Vista SCPC – apontou queda de 2,4% no acumulado do 1º semestre de 2018. Na comparação mensal dessazonalizada, houve queda de 2,8% em junho contra o mês anterior. Já na análise acumulada em…