Maioria dos consumidores afirma ter perfil equilibrado quanto aos seus hábitos de consumo, revela pesquisa da Boa Vista SCPC

A maioria dos entrevistados (59%) em pesquisa inédita desenvolvida pela Boa Vista SCPC afirma ter um perfil equilibrado quando questionada sobre os seus hábitos de compra. Outros 28% dizem ter perfil conservador, e 13% afirmam ser consumistas.

O levantamento da Boa Vista SCPC, elaborado com 1.169 entrevistados, em todo o Brasil, no período entre 31 de janeiro e 13 de fevereiro, também quis saber em qual situação os entrevistados acreditam ser mais conservadores. 61% disseram ser mais conservadores em seus hábitos de compra, independente do produto ou serviço; e 39% no uso diário do dinheiro.

A pesquisa da Boa Vista SCPC também perguntou ao consumidor o que leva em consideração, em primeiro lugar, ao decidir pela compra de determinados produtos ou serviços.

A promoção, por exemplo, supera a qualidade e a marca nos itens de limpeza, vestuário, calçados, perfumaria, eletrodomésticos, eletrônicos e até celular/smartphone. Por outro lado, a qualidade tem mais relevância em detrimento da promoção ou da marca quando a compra é de alimentos e produtos de higiene pessoal. O quesito marca fica em terceiro lugar em todos os itens questionados, como mostra a tabela abaixo.

pesquisaconsumidor1

Quanto ao grau de endividamento neste início de ano, em média, 20% dos consumidores classificam-se como muito endividados. Este percentual cresce na classe DE (53%), como mostra a imagem abaixo.

pesquisaconsumidor2

Perfil dos entrevistados

Maioria do público representa as classes D/E. Aproximadamente 70% residem no Sudeste do país. Prevalecem os homens e os que moram com a família. Os mais jovens concentram-se nas classes DE. 17% dos consumidores da classe DE estão desempregados. 34% fazem “bico” ou trabalho extra. Em média, 65% dos consumidores são casados e possuem filhos. Na classe AB este percentual cai para 62%.

Metodologia

Esta pesquisa teve como identificar o perfil do consumidor frente aos hábitos de compra. A aplicação da pesquisa se deu via Internet, por meio do Portal Consumidor Positivo, ao longo do período de 31 de janeiro até 13 de fevereiro, e contou com a participação de 1.169 respondentes.

Comentários

comentários

Posts relacionados

Demanda por Crédito do Consumidor sobe 1,8% em novembro

A Demanda por Crédito do Consumidor avançou 1,8% em novembro na comparação mensal dessazonalizada, de acordo com dados nacionais da Boa Vista. No acumulado em 12 meses, o indicador subiu 2,7% (dezembro de 2017 até novembro de 2018 frente aos 12 meses antecedentes). Na avaliação interanual, outubro apresentou queda de 1,9%. Considerando os segmentos que…

Movimento do Comércio avança 0,1% em novembro, diz Boa Vista

18 de dezembro de 2018 – O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, subiu 0,1% em novembro na avaliação mensal dessazonalizada, de acordo com os dados apurados pela Boa Vista. No acumulado em 12 meses, avançou 2,4% (dezembro de 2017 até novembro de 2018 frente…

Para BC, atividade econômica permanece praticamente estável em outubro

De acordo com o Banco Central, o indicador antecedente da atividade econômica (IBC-BR) subiu 0,02% em outubro na comparação mensal, de acordo com dados dessazonalizados. No acumulado em 12 meses houve avanço de 1,54%. Ao longo do ano o indicador acumulou crescimento de 1,40% ante o mesmo período de 2017. O comportamento tímido do indicador…