O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, recuou 0,5% em abril deste ano contra o último mês de março, já descontados os efeitos sazonais, de acordo com dados apurados pela Boa Vista. Na avaliação acumulada em 12 meses, o indicador vem mantendo o ritmo observado desde o início do ano e subiu 1,5% em abril.

Os últimos resultados do indicador revelam a continuidade de um movimento lento de recuperação do comércio. Fatores como alto nível de desocupação e subutilização da mão de obra, queda da confiança e tímido crescimento da atividade econômica continuam sendo os principais entraves para uma evolução mais robusta do setor. Com poucos sinais de melhora no cenário econômico, espera-se que o varejo siga um ritmo gradual em 2019.

Setores

Na análise mensal, dentre os principais setores, o setor de “Móveis e Eletrodomésticos” apresentou queda de 4,3% em abril, descontados os efeitos sazonais. Nos dados sem ajuste sazonal, o acumulado em 12 meses avançou 1%.

A categoria de “Tecidos, Vestuários e Calçados” cresceu 0,9% no mês, expurgados os efeitos sazonais. Nos dados acumulados em 12 meses houve queda de 0,6%.

Os dois setores, mais dependentes da propensão ao endividamento dos consumidores, são os que mais sofrem com a queda da confiança e o fraco crescimento da renda, direcionada aos itens de primeira necessidade.

A atividade do setor de “Supermercados, Alimentos e Bebidas” registrou aumento de 0,3% na série dessazonalizada. Na série sem ajuste, a variação acumulada subiu 1,8%.

Por fim, o segmento de “Combustíveis e Lubrificantes” subiu 0,3% em abril considerando dados dessazonalizados, enquanto na série sem ajuste, a variação acumulada em 12 meses avançou 0,4%.

Abaixo a tabela contemplando os valores mencionados.

Metodologia

O indicador Movimento do Comércio é elaborado a partir da quantidade de consultas à base de dados da Boa Vista, por empresas do setor varejista. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100, e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.