Número de novas empresas sobe 11,5% no terceiro trimestre de 2019

O número de novas empresas cresceu 11,5% no terceiro trimestre de 2019 em relação ao trimestre anterior, segundo levantamento da Boa Vista, com abrangência nacional. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o indicador avançou 20,4%. No acumulado em 4 trimestres houve alta de 18,5%.

Forma jurídica

Na classificação por forma jurídica, a variação trimestral mostrou crescimento tanto nas aberturas para MEIs (13%) quanto nos demais tipos de empresas (6,8%).

Já em termos de composição, as MEIs representaram 78,8% dos casos no ano. No ano anterior a participação dessas empresas era um pouco menor, de 75,6%.

Setores

Quando analisada a composição das novas empresas por setores, o levantamento mostrou que o setor de Serviços atingiu 61,8% de representatividade em setembro, estando maior que os 58,2% observados no mesmo período 2018.

O Comércio apresentou queda na participação, recuando para 29,5% (-3,6 p.p.). Já a indústria avançou para 7,8% (+0,5 p.p.).

Regiões

Na comparação com o acumulado de janeiro a setembro de 2018, todas as regiões registraram aumento das aberturas em 2019. As Regiões Norte (23,1%) e Centro Oeste (18,1%) foram as que registraram maior crescimento, como pode ser visto no gráfico 4.

Metodologia

O levantamento foi realizado pela Boa Vista a partir das novas empresas registradas na Receita Federal, considerando todo o território nacional.

 


Buscar por período:

TAGS

Posts relacionados

Empresas fontes têm papel fundamental na consolidação das informações que compõem Cadastro Positivo

Desde que o Cadastro Positivo passou a receber automaticamente, há pouco mais de um ano, informações de pagamento e dados cadastrais dos consumidores (pessoa física e pessoa jurídica), o Brasil aponta para uma nova perspectiva de desenvolvimento econômico. No entanto, para que possa beneficiar um número maior de consumidores, é preciso que mais empresas fontes…

Maioria das empresas está otimista com vendas da Black Friday em 2020

66% das empresas acreditam que as vendas da Black Friday em 2020 serão iguais ou superiores às de 2019, de acordo com pesquisa realizada pela Boa Vista, empresa que aplica inteligência analítica na transformação de informações para a tomada de decisões em concessão de crédito e negócios em geral, com 600 representantes dos setores do…