Número de novas empresas sobe 18,1% em 2019

O número de novas empresas cresceu 18,1% em 2019 frente ao ano anterior, segundo levantamento da Boa Vista, com abrangência nacional. No 4° trimestre houve queda de 15,2% em relação ao trimestre passado. Já na comparação com o mesmo trimestre de 2018, o indicador apresentou crescimento de 17,8%.

Forma jurídica

Na classificação por forma jurídica, a variação trimestral mostrou redução nas aberturas tanto para MEIs (-14,8%) quanto nos demais tipos de empresas, que compreende as microempresas, SAs e LTDAs (-16,2%).

Já em termos de composição, as MEIs representaram 78,4% dos casos no ano. No ano anterior a participação dessas empresas era um pouco menor, de 75,4%.

Setores

Quando analisada a composição das novas empresas por setores, o levantamento mostrou que o setor de Serviços atingiu 61,8% de representatividade no ano de 2019, estando maior que os 58,7% observados no mesmo período de 2018.

Mantida a base de comparação, o Comércio apresentou queda na participação, recuando para 29,6% (-2,9 p.p.). Enquanto a indústria avançou para 7,7% (+0,3 p.p.).

Regiões

Na comparação com o acumulado de 2018, todas as regiões registraram aumento das aberturas em 2019. As Regiões Norte (25,2%) e Centro-Oeste (18,8%) foram as que registraram maior crescimento, como pode ser visto no gráfico 4.

Metodologia

O indicador, trimestral, é realizado pela Boa Vista a partir das novas empresas registradas na Receita Federal, considerando todo o território nacional.


Buscar por período:

TAGS

Posts relacionados

Demanda por crédito do consumidor avança 1,2% em janeiro

A demanda por crédito do consumidor avançou 1,2% em janeiro na comparação com dezembro, já descontadas as influências sazonais, de acordo com dados nacionais da Boa Vista. Na comparação com janeiro de 2019, o indicador recuou 2,1%. Já no acumulado em 12 meses, houve avanço de 3,3%. Considerando os segmentos que compõem o indicador, o…

Dicas de como proteger os documentos no carnaval

No carnaval, infelizmente são muito comuns os furtos de documentos, cartões e celulares. Então, se o consumidor quer ir para a folia em lugares abertos e com muita gente, é preciso ficar atento. A Boa Vista oferece algumas dicas para que o consumidor possa aproveitar o carnaval com mais segurança e para tentar evitar algum…

Consumidores com aumentos frequentes em operações de crédito são mais propensos à inadimplência

Recuperação de crédito recua 3,9% em janeiro

O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base da Boa Vista – registrou queda de 3,9% em janeiro contra dezembro, já descontados os efeitos sazonais. No acumulado em 12 meses (fevereiro de 2019 a janeiro de 2020), o indicador recuou 2,9%. Já em…