Pedidos de falência caem 14,7% no acumulado do ano

Os pedidos de falência estão recuando 14,7% no acumulado do ano (janeiro a novembro de 2018 comparado ao mesmo período de 2017), segundo dados com abrangência nacional da Boa Vista. Mantida a base de comparação, as falências decretadas registraram alta de 11,6%, assim como os pedidos de recuperação judicial (5,1%) e recuperações judiciais deferidas (0,6%).

Na comparação mensal os pedidos de falência caíram 23,4% em relação a outubro, assim como as falências decretadas (-18,0%). No sentido contrário, registraram crescimento os pedidos de recuperação judicial (40,9%) e recuperações judiciais deferidas (82,4%).

De acordo com os resultados acumulados do ano, os pedidos de falência continuam recuando. O movimento de queda está atrelado a melhora nas condições econômicas desde o ano passado, que permitiu às empresas apresentarem sinais mais sólidos nos indicadores de solvência. A continuidade desse recuo dependerá de uma retomada mais acelerada da atividade econômica nos próximos períodos.

Metodologia
O indicador de falências e recuperações judiciais é construído com base na apuração dos dados mensais registrados na base do SCPC, oriundos dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados.

Comentários

comentários

Posts relacionados

Recuperação de crédito cai 6,5% no 1º trimestre

Em todo o país, o indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base da Boa Vista – registrou queda de 6,5% no primeiro trimestre de 2019 contra o mesmo período do ano anterior. Em março o indicador apontou redução de 3,3% contra fevereiro, de…

39% dos empresários estão otimistas em relação às vendas na Páscoa

Quase 40% dos cerca de 1.200 empresários entrevistados pela Boa Vista, em sua Pesquisa Perspectiva Empresarial para a Páscoa, têm a perspectiva de aumento das vendas nesta Páscoa, no entanto, 16% deles pretendem contratar mais mão de obra este ano para atender um possível aumento da demanda no período. A Boa Vista também identificou que…

Páscoa: dicas da Boa Vista para curtir a data, com economia

As datas comemorativas são boas opções para reunir a família e os amigos, para descansar e viajar, mas também podem pesar no bolso, principalmente se a atividade programada envolver algum gasto extra. Como a Páscoa está chegando, e para que o consumidor não deixe de aproveitar devido a essas despesas não previstas, a Boa Vista…





Indicadores

Indicadores

Estudos Econômicos

Estudos Economicos

Blog do Economista

Blog do Economista Boa Vista Serviços