[PESQUISA] Black Friday: comércio eletrônico representa, em média, 23% do faturamento anual das empresas

O comércio eletrônico na Black Friday já representa, em média, 23% do faturamento anual das empresas, de acordo com a Pesquisa Perspectiva Empresarial – Black Friday, feita pela Boa Vista com mais de 800 empresários durante os meses de agosto e setembro. O gráfico abaixo ilustra os números.

Canais

59% das empresas possuem site próprio, e 46% afirmam realizar negócios online. Dentre estas, quando questionadas sobre os canais utilizados para fazerem negócios na internet, 64% afirmam fazê-lo por meio de sites de terceiros, e apenas uma a cada três (36%) realiza negócios por meio de seu site próprio ou e-mail comercial, como ilustra o gráfico a seguir.

Metodologia

A Pesquisa Perspectiva Empresarial – Black Friday foi realizada pela Boa Vista de forma quantitativa, entre os meses de agosto e setembro de 2019. No levantamento foram entrevistados mais de 800 respondentes, representantes dos principais setores (Comércio, Indústria e Serviços) e dos segmentos micro, pequenas, médias e grandes empresas. A leitura dos resultados deve considerar aproximadamente 4% de margem de erro e 95% de grau de confiança para leitura dos resultados.


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