A expectativa de aumento no faturamento para os próximos meses se sobressai em todos os setores, mas o destaque fica com o Comércio, que registrou crescimento de 16 pontos percentuais – p.p. na comparação entre o 3ºTri18 e o 3ºTri19. Como constatou a Pesquisa Perspectiva Empresarial, da Boa Vista, feita com cerca de mil empresários, em todo o país, saltou de 42% para 58% o percentual de empresários do Comércio que esperavam faturar mais nos últimos meses de 2019.

A pesquisa apurou ainda que no setor de Serviços houve uma alta de 48% para 57% no percentual de empresários que esperam faturar mais em 2019. Já entre os da Indústria, houve uma alta de 42% para 46% entre os que preveem um crescimento no faturamento.

Investimentos

O comércio também é o setor mais otimista (55%) quanto à realização de novos investimentos no próprio negócio até o fim de 2019, seguido por Serviços (49%) e Indústria (46%). Ambos os setores registraram aumento em relação ao ano de 2018, como mostra a imagem abaixo:

46% dos empresários do Comércio e 45% de Serviços investirão esses novos recursos na contratação de pessoal e força de trabalho. Também são os setores do Comércio (57%) e de Serviços (53%) os que mais investirão em novos produtos e serviços. E quando o investimento é em tecnologia, são os empresários de Serviços (54%) os que esperam fazer mais aportes, seguidos do Comércio (51%) e da Indústria (38%).

Inadimplência e endividamento

No que se refere à queda da inadimplência, o setor de Serviços é o mais otimista. Eram 26% no 3ºTri18 e agora são 35% os empresários que esperam por diminuição na inadimplência do negócio até o fim de 2019. 27% dos empresários da Indústria e do Comércio, respectivamente, esperam que a inadimplência diminua, contra 23% e 24% no 3ºTri18, respectivamente.

A expectativa para a diminuição do nível de endividamento salta de 34% para 41% neste 3ºTri19, no setor de Serviços, em relação ao ano de 2018. Comércio e Indústria, por sua vez, mostram-se menos otimistas. 35% dos empresários nestes dois setores acreditam que o endividamento irá diminuir, contra 43% e 40% no 3ºTri18, respectivamente.

Demanda por crédito e taxas de juros

A Indústria registra maior crescimento de demanda por crédito (31% no 3ºTri19 contra 22% no 3ºTri18). No entanto, Comércio e Serviços são os que ainda demandarão mais crédito, segundo a pesquisa. A imagem abaixo complementa as informações:

A pesquisa também aponta que 45% dos empresários do Comércio demandarão mais crédito para alavancar capital de giro da empresa. Já na Indústria e em Serviços o crédito será usado, principalmente, para realizar novos investimentos.

Como registrado no 3º trimestre de 2018, empresários de todos os segmentos que pretendem contratar mais crédito em 2019 esperam pagar taxas de juros menores até o final deste ano.

Metodologia

A Pesquisa Perspectiva Empresarial, realizada no 3º trimestre de 2019, entrevistou cerca de mil empresários, em todo o país. A metodologia utilizada foi a quantitativa, por meio de consulta eletrônica via internet. O levantamento aponta o evolutivo 2018 e 2019. O universo é representado por empresas do Comércio (atacadista e varejista), de Serviços (instituições financeiras e construção civil) e Indústria. Para leitura geral dos resultados, deve-se considerar 95% de grau de confiança, e margem de erro de 3%, para mais ou para menos.