[PESQUISA] Micro e pequenas empresas são as mais propensas a investir, indica pesquisa da Boa Vista

Aumentou de 35% para 50% e de 38% para 53%, respectivamente, a perspectiva de realizar novos investimentos entre as micro e pequenas empresas, na comparação entre o 3º trimestre de 2019 com o mesmo período de 2018, segundo a Pesquisa Perspectiva Empresarial, feita trimestralmente pela Boa Vista, com cerca de mil empresários, em todo o país.

De acordo com a pesquisa, o percentual de micro e pequenos empresários que irão investir menos no próprio negócio caiu de 29% e 27% para 17% e 18%, respectivamente, na mesma base de comparação. As médias e as grandes empresas se mostraram mais otimistas. 56% e 53%, respectivamente, pretendem investir mais, contra 39% e 51% no mesmo período de 2018.

Onde serão os aportes

46% das micro e 49% das pequenas empresas pretendem investir em pessoal e força de trabalho até o fim de 2019, assim como a maioria das médias (56%) e das grandes (53%).

55% das micro e 49% das pequenas empresas pretendem investir em novos produtos e serviços até o fim de 2019, contra 61% das médias e 68 das grandes (68%).

Aproximadamente 50% das micro e pequenas empresas pretendem investir em tecnologia até o final de 2019. O percentual aumenta nas de maiores portes. 78% as médias e 63% as grandes.

Faturamento

A perspectiva de faturamento é positiva em todos os portes avaliados, e registra crescimento entre as micro e médias empresas: de 42% para 58% e de 42% para 62%, respectivamente.

Entre as médias empresas houve um aumento entre as que esperam um faturamento igual ao mesmo período do ano passado. Eram 27% no 3º Tri/18 e agora são 33%. Já entre as grandes empresas, caiu de 67% para 57%, na comparação interanual, as que esperam que o faturamento cresça.

Inadimplência e endividamento

A microempresas são as mais otimistas (33%) quanto à diminuição da inadimplência. Seguidas das médias (28%), das grandes (26%) e das pequenas (25%).

O endividamento do negócio deve ficar menor em 2019 para 40% das micro, 33% das pequenas, 28% das médias e 37% das grandes. No 3º trimestre de 2018, 38% das micro, 34% das pequenas, 43% das médias e 38% das grandes tinham essa percepção.

Demanda por crédito e taxas de juros

Chama a atenção a demanda por crédito nas empresas de pequeno porte. No 3ºTri18 20% tinham a intenção de buscar crédito para investir no próprio negócio. Já no 3ºTri19 41% delas têm essa intenção. A imagem abaixo também contém os detalhes das dos demais portes.

Independentemente do porte, empresas que demandarão mais crédito ainda em 2019 esperam pagar taxas de juros menores quando comparadas às taxas praticadas em 2018.

O principal motivo para aumentar a demanda por crédito concentra-se na pretensão de realizar novos investimentos, para empresas de todos os portes. Alavancar capital de giro e pagar dívidas são as outras opções, como ilustra a imagem abaixo:

Essas e outras informações, obtidas a partir da pesquisa, também estão disponíveis em infográfico. Clique aqui e confira.

Metodologia

A Pesquisa Perspectiva Empresarial, realizada no 3º trimestre de 2019, entrevistou cerca de mil empresários, em todo o país. A metodologia utilizada foi a quantitativa, por meio de consulta eletrônica via internet. O levantamento aponta o evolutivo 2018 e 2019. O universo é representado por empresas do Comércio (atacadista e varejista), de Serviços (instituições financeiras e construção civil) e Indústria. Para leitura geral dos resultados, deve-se considerar 95% de grau de confiança, e margem de erro de 3%, para mais ou para menos.


Buscar por período:

TAGS

Posts relacionados

CAGED: Foram abertas 157,2 mil vagas formais em setembro.

Foram divulgados os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), publicado pelo Ministério do Trabalho. Em setembro, o saldo de vagas no mercado de trabalho (resultado da diferença entre contratações e desligamentos) foi positivo em 157,2 mil postos formais. É o melhor resultado para o mês de setembro desde 2013, quando houve a…

[CAMPANHA] Boa Vista e entidades parceiras promovem campanha de renegociação de dívidas em mais de 60 cidades do país

Em parceria com as Associações Comerciais, Empresariais e Industriais, Federações e Entidades de classe, de 63 cidades, de cinco estados, a Boa Vista promove entre os meses de outubro, novembro e dezembro, a Campanha ‘Acertando suas Contas’ 2019. A ação é considerada uma das maiores iniciativas de promoção da sustentabilidade do crédito do país, reconhecida…

Consumidores com aumentos frequentes em operações de crédito são mais propensos à inadimplência

Demanda por Crédito do Consumidor avançou 4% em setembro

A Demanda por Crédito do Consumidor avançou 4% em setembro na comparação com agosto, já descontadas as influências sazonais, de acordo com dados nacionais da Boa Vista. Na comparação com setembro de 2018, o indicador subiu 5,9%. Já no acumulado em 12 meses, registrou alta de 4,5%. Considerando os segmentos que compõem o indicador, o…