[PESQUISA] Setores de Serviços e Comércio são os menos otimistas em relação ao faturamento no restante de 2020

Seis em cada dez empresários do setores de Serviços e Comércio esperam queda no faturamento em 2020, de acordo com a Pesquisa Perspectiva Empresarial da Boa Vista, feita ao longo do 2º trimestre de 2020.

Outros 14% do setor de Serviços esperam estabilidade no faturamento, enquanto 25% seguem otimistas e acreditam em aumento na soma de todas as vendas.

Já em relação a investimentos, a maioria dos empresários do setor (58%) espera estabilidade. Outros 18% creem em diminuição dos investimentos em 2020, e 24% em aumento. Quanto à inadimplência, 16% esperam diminuição, enquanto 47% creem que ainda deve aumentar em 2020, e 37% preveem estabilidade. Em relação ao endividamento do próprio negócio, 22% acreditam em diminuição, 33% em estabilidade e 45% em aumento. A imagem abaixo contempla os detalhes.

Serviços


Fonte: Boa Vista

Indústria

No caso dos empresários do setor da Indústria, são 26% os que creem em aumento no faturamento ainda em 2020, ao passo que 23% esperam estabilidade e 51% acreditam que o faturamento cairá. Em relação a investimentos, 23% acreditam em aumento, 51% em estabilidade e 26% em diminuição.

Quanto à inadimplência, apenas 4% dos empresários da Indústria acreditam que haverá diminuição ainda em 2020. 70% creem em aumento, enquanto 26% esperam por estabilidade. Sobre o endividamento, 45% acreditam em aumento, 24% em estabilidade e 31% em diminuição.

Indústria


Fonte: Boa Vista

Comércio

Entre empresários do setor de Comércio, 28% ainda creem em aumento do faturamento em 2020. 61% estão pessimistas e acreditam em diminuição, e 11% em estabilidade. Nos investimentos, a maioria do setor crê em estabilidade (57%), enquanto 15% esperam uma diminuição.

54% dos entrevistados do setor de Comércio acreditam que a inadimplência aumentará ainda em 2020. 31% creem em estabilização, e só 15% em diminuição. Quanto ao endividamento, 42% do setor esperam aumento, 37% em estabilidade e 21% em diminuição.

Comércio

Fonte: Boa Vista

Metodologia

Na Pesquisa Perspectiva Empresarial, a Boa Vista entrevistou cerca de 600 empresários, em todo o país, durante o segundo trimestre de 2020. A metodologia utilizada foi a quantitativa, por meio de consulta eletrônica via internet. O universo é representado por empresas do Comércio (atacadista e varejista), de Serviços (instituições financeiras e construção civil) e Indústria. Para leitura geral dos resultados, deve-se considerar 90% de grau de confiança, e margem de erro de 3% p.p., para mais ou para menos.


Buscar por período:

TAGS

Posts relacionados

Resultado do PIB revela tombo de 4,1% em 2020

Comentários:                                                                                                          Os dados do PIB do 4º trimestre, divulgados hoje pelo IBGE, ficaram dentro da projeção de recessão esperada, reforçando os efeitos das medidas restritivas decorrentes da pandemia do novo coronavírus. Ao longo de 2020, o PIB apresentou um tombo de 4,1%, interrompendo três anos de desempenho positivo do indicador. Na comparação com o 3º…

Márcio Gerbovic assume como Diretor Comercial na Boa Vista

A Boa Vista, empresa que aplica inteligência analítica na transformação de informações para a tomada de decisões em concessão de crédito e negócios em geral, anuncia Márcio Gerbovic como novo Diretor Comercial, com o objetivo de desenvolver os relacionamentos de alto nível e expandir a capacidade da empresa no incremento de soluções que tenham um…

PNADC: Taxa de desemprego encerra o ano em 13,9%

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do IBGE, a taxa de desemprego recuou para 13,9% no trimestre móvel encerrado em dezembro de 2020. Estando 0,7 p.p. abaixo do registrado no trimestre de julho a setembro e 2,9 p.p. maior com relação ao mesmo período do ano passado (11%). Em…