Pesquisa constatou que 48% dos entrevistados estão com até 25% da renda familiar comprometida com o pagamento de dívidas, índice 7 pontos percentuais acima do registrado no trimestre anterior

Os consumidores estão mais otimistas em relação a suas dívidas, de acordo com a Pesquisa Perfil do Inadimplente realizada pela Boa Vista SCPC, referente ao 3º. Trimestre de 2014. A pesquisa mostrou queda de 22% para 16% na fatia dos que consideram que sua situação financeira piorou no trimestre, enquanto 41% afirmaram que a situação está melhor. A grande maioria (93%) está otimista também em relação aos próximos 12 meses, porcentagem mais alta registrada nas 12 pesquisas realizadas. A percepção de melhoria e otimismo por parte do consumidor surpreende em um contexto de relativa instabilidade, de piora de desaquecimento do mercado de trabalho e de menor concessão de crédito.

Segundo o levantamento, 25% dos entrevistados disseram que suas dívidas diminuíram e 40% afirmaram que o nível de endividamento está igual.

A maior fatia (78%) dos que têm restrição ao nome acredita que poderá pagar o valor total das contas sem necessidade de renegociar o valor devido, enquanto 22% irão pagar parte do valor. E os consumidores estão com pressa: 66% planejam quitar suas dívidas nos próximos 30 dias, 7 pontos percentuais acima do levantamento anterior.

O levantamento constatou que 48% dos entrevistados estão com até 25% da renda familiar comprometida com o pagamento de dívidas, índice 7 pontos percentuais acima do registrado no trimestre anterior. Já a fatia dos que estão com mais de 50% da renda atrelada a dívidas recuou para 19%, em comparação aos 26% do 2º trimestre.

Quanto ao valor das dívidas, 33% dos consumidores disseram que a soma das dívidas em atraso é de até R$ 500, enquanto 34% têm endividamento entre R$ 500,01 e R$ 4.000 e 33% devem acima de R$ 4.000. A forma de pagamento que mais levou à inadimplência foi o carnê/boletos, com 31%, e logo após veio o cartão de crédito, com 29%.

A compra de móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos motivou a inadimplência para 20% dos entrevistados na pesquisa da Boa Vista SCPC. Em seguida vieram vestuário e calçados, com 18%, e alimentação (17%).

A principal causa da inadimplência, segundo os consumidores, foi o desemprego, com 29%, seguido pelo descontrole financeiro, com 20%, cobrança indevida (16%) e empréstimo do nome a terceiros (12%).

Seja qual for o motivo que levou à inadimplência, a maior parte dos entrevistados (45%) afirma que apenas uma conta gerou a restrição ao nome, enquanto 37% têm de duas a três contas e 18% disseram que a causa foram quatro contas ou mais não pagas.

Nota metodológica

A Pesquisa do Perfil do Inadimplente é realizada pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Quantitativa, é aplicada trimestralmente com consumidores inadimplentes (aqueles que têm alguma dívida vencida e não paga registrada no SCPC) que buscaram orientação no balcão do SCPC. As entrevistas foram feitas presencialmente de 26 de agosto a 03 de setembro de 2014, com 1.013 consumidores. Os resultados devem ser lidos considerando-se 95% de grau de confiança e margem de erro de cerca de 3%.