Consumidores de todas as classes sociais estão mais retraídos em relação às compras para o Dia das Crianças, segundo sondagem realizada pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) em todo o País. O levantamento mostrou que 66% pretendem comprar presentes para a data, uma queda de 9 pontos percentuais em comparação aos 75% do ano passado.

A maior queda na intenção de compra para o Dia das Crianças aconteceu na classe C, em que 65% planejam consumir para a data, em relação a 80% em 2015. Na classe AB o recuo foi de 72% no ano passado para 61% este ano e na classe DE a redução foi de 74% para 67%.

Fonte: Boa Vista SCPC

59% da classe C e 56% das classes DE e AB, respectivamente, gastarão a mesma quantia ou menos que no ano passado, com o presente para o Dia das Crianças. No ano anterior, 63% dos respondentes da Classe C estavam dispostos a gastar o mesmo valor.

O valor do presente para o Dia das Crianças também não vai crescer: 62% dos consumidores da classe DE gastarão até R$ 100, contra 57% registrados em 2015. Na classe C este percentual é de 51%, contra 39% do ano passado. Já o valor médio não deverá ultrapassar R$ 198 (queda de 9,1% em comparação ao valor médio gasto anteriormente).

O pagamento de outras despesas foi citado por 31% dos entrevistados da classe DE e 29% da classe C como principal causa da retração no consumo para a data. Já os respondentes da classe AB dividiram-se em 50% entre os que vão gastar menos por conta do aumento dos preços e os outros 50% por conta da redução de renda ou salário.

Em todas as classes, o desejo da criança será levado em conta pela maioria dos respondentes, no momento da escolha do presente. O fator preço vem logo em seguida. Além disso, 42% dos consumidores da classe C têm a intenção de presentear com brinquedos. Nas classes DE este percentual cresce 6p.p. (de 40% para 46% das menções), neste ano.

Perfil dos respondentes

Na sondagem da Boa Vista SCPC, feita especificamente para identificar a intenção de compra dos brasileiros para o Dia das Crianças 2016, 73% dos consumidores concentram-se na faixa etária entre 25 a 44 anos. Quanto ao estado civil, 48% dos consumidores são casados. 60% representam as Classes DE, 35% a Classe C e 5% as Classes AB. 68% concentram-se na região Sudeste e, destes, 50% estão em São Paulo.

Sobre a pesquisa

A Pesquisa de Hábitos de Consumo para o Dia das Crianças da Boa Vista SCPC utilizou a metodologia quantitativa para realização da coleta das informações, por meio eletrônico via internet. O período de realização foi de 26 de agosto a 19 de setembro de 2016. O universo da pesquisa é representado por consumidores que buscaram informações e orientações no website Consumidor Positivo da Boa Vista SCPC – www.consumidorpositivo.com.br. Ao todo foram 696 respondentes.