Como você aprova ou reprova as vendas à crédito na sua empresa? Como define o limite de crédito mais adequado aos seus clientes Pessoa Jurídica? Como faz a análise de crédito? Pequeno e médio empresário: as respostas a essas e outras perguntas são essenciais para a saúde do seu negócio. Em contrapartida, soluções tecnológicas disponíveis no mercado podem enriquecer sua análise, minimizar riscos de inadimplência e ampliar chances de novas vendas, é o que orienta a Boa Vista SCPC, empresa que administra um dos principais bancos de dados do país.

Em um levantamento recente, a Boa Vista identificou que empresas consideradas de altíssimo risco, dentro da sua classificação de score (pontuação de crédito), possuem probabilidade de inadimplência de até 89%. E ainda, que empresas consultadas no banco de dados do SCPC por mais de 11 segmentos diferentes têm risco de 84,4% de se tornarem devedoras. “Assim como as grandes empresas, que têm Políticas de Crédito e investem em ferramentas de análise de crédito, as PMEs precisam vencer certos pré-conceitos que as colocam em situações de vulnerabilidade quando o assunto é concessão”, explica Lola de Oliveira, diretora de Produtos da Boa Vista.

“Ao fazer a avaliação do risco empresarial utilizando o score, o PME evita perdas financeiras porque passa a conhecer melhor o comportamento do cliente. Assim, pode vender mais para empresas de baixo risco e à vista, por exemplo, para empresas de alto risco. A cultura de analisar o crédito apenas pelo ‘nada consta’ mantém a empresa em um nível de inadimplência alto e faz com que perca oportunidades de vendas para empresas com bom comportamento de crédito”, explica Lola.

Outras vantagens da análise de crédito com a ajuda dessas soluções estão na agilidade da execução do trabalho e na redução dos custos operacionais e financeiros. Com esses benefícios, o PME pode focar em ações mais estratégicas e análises de crédito mais complexas, com a segurança que a ferramenta oferece, com redução da inadimplência e, consequentemente, menos custos futuros com cobrança.

O modo como o PME se relaciona com os clientes PJ, ao avaliar o risco na concessão de crédito, é uma das etapas mais importantes, porque reflete na sustentabilidade do negócio e em seu crescimento. Por isso, o pequeno e médio empresário precisa ter em mãos o raio-X do cliente – com dados cadastrais completos, quadro societário, participações, comportamento de pagamento e restritivas da empresa –, além de contar com os benefícios de soluções de inteligência analítica que contêm dados de faturamento, risco de tornar-se inadimplente, e o limite de crédito mais adequado. Todas essas informações permitem avaliar com mais segurança e exatidão o perfil dos clientes PJ.

Ao empresário que ainda tem dúvidas de qual solução contratar para enriquecer a sua análise de crédito, a Boa Vista apresenta a Família Define, que pode ser usada em diferentes níveis de concessão de crédito. Para negociações de baixo risco, ticket médio menor e vendas recorrentes, há o Define Risco. Para negociações com valores mais elevados e que requerem uma análise de crédito mais detalhada e segura, há o Define Negócio. E para negociações que exigem um alto nível de conhecimento sobre a empresa, seus sócios, administradores e empresas colegiadas, o Define Limite. “Foi também pensando em simplificar a análise do crédito da pessoa jurídica para as PMEs que a Boa Vista incorporou a orientação de aprova ou não aprova o crédito na linha de produtos Define, usando a inteligência analítica e levando em conta parâmetros de mercado”, completa a executiva.