No acumulado dos últimos 12 meses, a demanda por crédito cresceu 0,2%

A demanda do consumidor por crédito diminuiu 1,8% em novembro, na comparação com outubro, considerando o ajuste sazonal, de acordo com dados nacionais da Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Entretanto, avaliando a variação interanual (nov/13 contra nov12) os dados apresentaram alta de 0,5%.

Observando o comportamento da demanda do consumidor por crédito no período de doze meses (dez/12 até nov13), houve elevação de 0,2% em relação aos doze meses terminados no mesmo período de 2012 (dez/11 até nov12). Já na comparação entre o resultado acumulado de 2013 (jan/13 até nov/13) contra o período correspondente no ano anterior 2013 (jan/12 até nov/12), o indicador se manteve estável.

Considerando os segmentos que compõem o indicador geral, a demanda por crédito retraiu em instituições financeiras e não financeiras – respectivamente 3,3% e 0,6% contra outubro de 2013 (séries com ajuste sazonal). Quando confrontados os resultados acumulados nos últimos doze meses contra os doze meses antecedentes, o setor financeiro apresentou contração de 0,6%, enquanto o setor não financeiro aumentou 0,8%.

Nota metodológica

O indicador de demanda do consumidor por crédito da Boa Vista é obtido a partir do número de consultas efetuadas pelas empresas a uma amostra representativa de CPFs. Os dados são classificados como oriundos de empresas do setor financeiro e não financeiro, e corrigidos pelos devidos tratamentos estatísticos. As séries têm como ano base a média de 2010 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal.