Semana do Brasil: Boa Vista dá dicas para o consumidor organizar as contas antes de ir às compras

A Semana do Brasil 2020 acontece de 03 a 13 de setembro e deve promover descontos especiais em lojas físicas e virtuais com o intuito de impulsionar as vendas. Para que o consumidor aproveite as promoções de produtos e serviços da melhor maneira possível, a Boa Vista tem algumas recomendações, como realizar ou organizar o planejamento financeiro para avaliar como está o orçamento familiar, a fim de ir às compras com mais tranquilidade; consultar o score e o CPF, e até mesmo se informar mais detalhadamente sobre Educação Financeira.

Para o consumidor que ainda não tem o hábito de colocar em uma planilha ou mesmo em um caderninho o que ganha e o que gasta, ou seja, as receitas (salário, aposentadoria, pensão etc.) e as despesas (aluguel, condomínio, supermercado, contas de água, luz, internet etc.), uma dica é passar a fazê-lo. Assim, fica mais fácil identificar como está o comprometimento da renda com contas fixas e variáveis, se está sobrando algum dinheiro para fazer uma nova compra ou mesmo para guardar na poupança, ou se vai ser preciso economizar para que as contas fechem.

Outra recomendação antes de ir às compras é fazer a consulta do CPF, disponível gratuitamente no Consumidor Positivo ou no aplicativo Boa Vista Consumidor Positivo, tanto para iOS quanto Android. Conhecendo a situação do seu CPF – se possui ou não alguma dívida pendente em seu nome – o consumidor pode buscar uma renegociação junto ao credor para voltar a ter acesso ao crédito.

Tanto no site quando no aplicativo Boa Vista Consumidor Positivo, o consumidor consegue, além de identificar dívidas pendentes, checar o valor das mesmas e obter informações sobre o credor, como nome e endereço. A Boa Vista orienta que ninguém em seu nome ou qualquer outra empresa pode regularizar o débito do consumidor sem que a dívida seja quitada com o credor. O ideal é que o consumidor procure diretamente o credor para fazê-lo. Caso contrário pode ser golpe.

Score

No Consumidor Positivo, além de verificar se existem dívidas ou não em seu CPF, o consumidor tem acesso ao score, também conhecido como nota de crédito. O score vai de zero a 1000, e é calculado por meio do comportamento de pagamento do consumidor. Quanto mais alto, mais são as chances de o consumidor ter aprovada a sua solicitação de crédito.

“Cuidar do score é cuidar de como somos vistos pelo mercado. O score nos ajuda a ter acesso às melhores oportunidades de produtos em diversas linhas”, ressalta Lola de Oliveira, diretora de Produtos ao Consumidor da Boa Vista.

Informações positivas

O consumidor também consegue acompanhar os registros de pagamentos de compromissos financeiros como consórcio, empréstimos, cartões de crédito, que compõem o seu Cadastro Positivo.

Dicas

O Consumidor Positivo tem ainda uma seção dedicada à educação financeira, com material de apoio para organização das finanças, como a cartilha do orçamento doméstico.

Para ter acesso a todos esses serviços disponíveis no app ou no site Consumidor Positivo, o consumidor precisa realizar um cadastro simples e rápido, fundamental à segurança de suas informações.

Sobre a Semana do Brasil

A Semana do Brasil é uma iniciativa do Governo Federal criada em 2019 com adesão de parte do varejo nacional. Seu objetivo é movimentar, principalmente, o comércio durante o mês de setembro, no qual se comemora a independência do Brasil, por meio de promoções e descontos em diversos.


Buscar por período:

TAGS

Posts relacionados

Estatísticas monetárias e de crédito: Queda na inadimplência, na taxa de juros e no spread em agosto

O Banco Central divulgou as Estatísticas monetárias e de crédito em relação ao mês de agosto. O estoque total de empréstimos e financiamentos do país aumentou 1,9% em relação a julho, alcançando a marca de R$ 3.736,5 bilhões. Na comparação com agosto do ano passado, o saldo apresentou crescimento de 12,1%. Considerando a origem dos…

Confiança da indústria recupera toda perda acumulada em março-abril e atinge o maior nível desde janeiro de 2013

Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Índice de Confiança da Indústria (ICI) ficou em 106,7 pontos em setembro, avançando 8,1% em relação ao mês anterior, na série livre de influências sazonais. Já em relação a setembro do ano passado, o indicador avançou 10,9%. Com este resultado, o indicador atinge seu maior nível desde janeiro…

Banco Central revê projeções de Atividade e Crédito após período agudo da crise

O Banco Central divulgou hoje o Relatório de Inflação referente ao 2º trimestre do ano. Dentre os destaques, as expectativas em relação à Atividade e ao Crédito foram revisadas para cima.   Atividade   Em relação à Atividade, o Banco Central destacou que, após o período mais dramático da crise provocada pela pandemia e, consequentemente, da abrupta queda registrada nos…