Vendas para o Dia das Mães crescem 4% em 2018

As vendas do comércio para o Dia das Mães cresceram 4% em 2018, em relação a 2017, segundo os dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), com abrangência nacional. Segunda data comemorativa mais importante do ano, perdendo apenas para o Natal, o Dia das Mães trouxe boas notícias aos varejistas, ao apresentar um crescimento bem superior ao 1,6% do ano passado, apesar de ter sido um pouco abaixo das expectativas.

Com base na projeção de um novo aumento real no faturamento do comércio varejista no Brasil em maio, na proporção de vendas do período do Dia das Mães em relação ao total do mês, e no crescimento de 4,0% no número de consultas à base de dados da Boa Vista SCPC, a FecomercioSP estimou que o faturamento total no varejo, no período que antecedeu a data, foi aproximadamente R$ 2,2 bilhões superior ao apurado no mesmo período do ano passado.

Ainda de acordo com a Boa Vista, o movimento do Dia das Mães segue a tendência de recuperação das vendas do varejo em 2018, apesar da cautela do consumidor ainda estar presente. O desempenho reflete melhoras no mercado de trabalho e no mercado de crédito.

Metodologia:

O cálculo do volume de vendas para esta data foi baseado em uma amostra das consultas realizadas ao banco de dados da Boa Vista SCPC, com abrangência nacional. Para esta data foram consideradas as consultas realizadas no período de 7 a 13 de maio de 2018, comparadas às consultas realizadas entre 8 a 14 de maio de 2017.

Comentários

comentários

Posts relacionados

Demanda por Crédito do Consumidor cai 0,7% em abril

A Demanda por Crédito do Consumidor caiu em 0,7% em abril na comparação mensal dessazonalizada, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC. No acumulado em 12 meses, o indicador avançou 2,9% (maio de 2017 até abril de 2018 frente aos 12 meses antecedentes). Na avaliação interanual (abril de 2018 frente a abril de…

Verdades e mentiras sobre o Cadastro Positivo

O Projeto de Lei Parlamentar (PLP) 441/2017 que determina a inclusão automática – sem a necessidade de adesão – dos consumidores ao banco de dados com informações de adimplemento, conhecido como Cadastro Positivo, continua na pauta da Câmara dos Deputados, principalmente porque as mudanças propostas no texto-base dividem opiniões entre os parlamentares. Dúvidas e questionamentos…

Movimento do Comércio cresce 0,2% abril

  O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, subiu 0,2% em abril na avaliação mensal dessazonalizada, de acordo com os dados apurados pela Boa Vista SCPC. No acumulado em 12 meses, o indicador avançou 4,2% (maio de 2017 até abril de 2018 frente ao mesmo…