Você sabia? O Dia do Consumidor é comemorado em todo o mundo

No dia 15 de março é comemorado o Dia Mundial do Consumidor. A data marca a primeira manifestação de uma personalidade política na defesa dos consumidores, feita em 1962 pelo então presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy no Congresso americano. A mensagem de Kennedy chamou a atenção de todo o mundo e movimentos em prol do consumidor começaram a surgir por todos os continentes.

Em seu discurso, Kennedy declarou que são direitos básicos do consumidor a segurança, a informação e a escolha, além de ser ouvido. Ele justificou sua mensagem dizendo que os consumidores precisavam ser protegidos porque são maioria e “maioria não se organiza”.

No Brasil, as palavras de Kennedy foram reforçadas com a entrada em vigor do Código de Defesa do Consumidor, coincidentemente no mês de março. São 28 anos (comemora-se no dia 11/3) da vigência da lei que garantiu a consumidores e fornecedores direitos e deveres.

Os direitos e os deveres dos dois lados do balcão foram amplificados pela Internet, mídia cada vez mais usada por fornecedores, consumidores, entidades de defesa civil e a imprensa para educar e informar o papel de cada um nas relações de consumo.

A Internet também facilitou o acesso a informações do próprio consumidor, que não precisa mais se deslocar para conferi-las em cadastros, fichas e dados pessoais e de consumo arquivadas no banco de dados do SCPC da Boa Vista. Ele pode fazer isso diariamente, gratuitamente e de forma online. Basta acessar a página Consumidor Positivo, da Boa Vista, e checar seu CPF. Ele terá informações se há ou não débitos em seu nome. Caso as anotações forem resultado de alguma fraude poderá antecipar a solução e evitar problemas em seu nome.

Na mesma consulta saberá a sua pontuação do Score, podendo fazer uma análise rápida de como ele está sendo visto pelo mercado de crédito e financiamentos. Consegue ainda registrar o sumiço ou perda de cheques e documentos, no SOS Cheque e Documentos, e poderá ficar tranquilo quanto ao uso deles em fraudes. E mais, também no Consumidor Positivo poderá conferir dicas de Educação Financeira e o Orçamento Doméstico.

Comentários

comentários

Posts relacionados

Grandes empresas devem investir mais em 2019

São as grandes empresas (51%) as que devem investir mais em seus próprios negócios em 2019, na comparação com 2018. A constatação é da Pesquisa Perspectiva Empresarial realizada pela Boa Vista, ao longo do 4º trimestre do ano passado, com mais de mil empresários, de todo o país. Porém é entre os microempresários que se…

Movimento do Comércio cai 0,5% em fevereiro

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, caiu 0,5% em fevereiro na comparação mensal dessazonalizada, de acordo com dados apurados pela Boa Vista. Na avaliação acumulada em 12 meses, o indicador subiu 1,3%. Já na variação contra fevereiro do ano anterior o varejo cresceu 3,8%….

O que levar em conta ao realizar uma compra à vista ou a prazo?

A maioria dos educadores financeiros afirma que pagar à vista uma compra é a melhor prática para quem deseja manter o controle de suas finanças, porque assim evita dívidas futuras. No entanto, essa decisão depende da análise de inúmeros fatores, por isso, para contribuir com a análise do consumidor no momento da sua tomada de…





Indicadores

Indicadores

Estudos Econômicos

Estudos Economicos

Blog do Economista

Blog do Economista Boa Vista Serviços