Copiar Pode? Boa Vista Servicos

Copiar pode?

Reproduzir um modelo de negócio já existente é possível, não há qualquer impeditivo de se basear em uma startup internacional de sucesso, por exemplo. Ideias não são passíveis de proteção legal de propriedade intelectual, porém, o empresário deve estar ciente de que não poderá seguir o mesmo design do site ou produto, as tecnologias criadas pela startup original, sem contar a marca.

É interessante observar que copiar, nesse caso, não é proibido, mas eticamente o mercado não gosta de empresas que se apropriam das invenções de outras. O procedimento pode criar uma imagem ruim da sua empresa perante os clientes, parceiros e investidores além de gerar dúvidas sobre sua capacidade própria de inovação.

Utilizar casos bem sucedidos como inspiração é interessante se você conseguir inovar a partir do modelo já existente, aprender com os acertos e principalmente com os erros dos pioneiros demonstrará seu potencial de gerar diferenciação.

Um exemplo deste tipo de inovação foi o iPod da Apple, criado depois que já existiam muitos players de música em formato MP3, tendo inovado pela facilidade de utilização e aquisição de forma legal pelo iTunes. Por fim, cabe lembrar que simplesmente copiar um modelo já bem sucedido não é garantia de sucesso. O que fará a diferença é a qualidade da sua execução.

Fonte: Exame.com

Comentários

comentários

Posts relacionados

34% dos consumidores dizem não ter controle dos ganhos e gastos

Para investigar os hábitos sobre controle orçamentário e fontes de informações sobre o tema, a Boa Vista SCPC realizou uma pesquisa inédita com aproximadamente 1200 consumidores, de todo o Brasil, e constatou que 34% dos entrevistados não controlam o quanto ganham e gastam no mês. Realizada entre os meses de maio e julho, a pesquisa…

Percentual de cheques devolvidos atinge 1,70% em outubro

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados[1] foi de 1,70% em outubro, registrando considerável redução em relação ao mesmo mês do ano anterior (-0,76 p.p.). Na comparação mensal, o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados diminuiu frente ao mês de setembro (quando o nível…

Vendas no varejo crescem 0,5% em setembro e caem 0,6% no acumulado 12 meses

De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada pelo IBGE, o volume de vendas no Varejo restrito subiu 0,5% em setembro na comparação mensal (com ajuste sazonal), enquanto na variação acumulada em 12 meses, a trajetória do indicador apresentou melhora de 1 p.p. em relação ao mês anterior, apresentando retração de apenas 0,6%….