Indicador avançou 0,8% em relação a maio

O indicador de movimento do varejo avançou 0,8% em junho na comparação com maio, desconsiderando os efeitos sazonais, de acordo com a Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), a partir de dados do varejo com abrangência nacional. A variação acumulada no primeiro semestre do ano foi de 1,6% quando comparada ao respectivo período em 2012. Avaliando os últimos 12 meses contra os 12 meses terminados em junho do ano anterior, o indicador subiu 3,9%.

Após registrar ganhos expressivos nos últimos anos, o crescimento do setor varejista vem apresentando uma tendência de queda desde janeiro, possivelmente repercutindo a pressão inflacionária ao consumidor no período. Porém, a Boa Vista Serviços espera, ainda que não na mesma intensidade de anos anteriores, que a atividade de varejo mantenha-se crescendo a taxas significantes em 2013. Corroboram as suas expectativas a manutenção de baixas taxas de desocupação na economia, os contínuos ganhos salariais acima da inflação e as medidas tomadas pelo Governo Federal que tendem a favorecer o setor.

Setores

O setor de Móveis e eletrodomésticos registrou aumento de 2,6% sobre maio (na análise com ajuste sazonal), sendo o primeiro resultado positivo no ano. Entretanto, a variação acumulada no ano contra o mesmo período em 2012 se manteve em território negativo, com queda de 2,8%.

No resultado acumulado entre janeiro e junho de 2013 contra o período correspondente do ano anterior, o setor de Combustíveis e Lubrificantes manteve o maior avanço, com 4,1%. Quando comparada a maio de 2013, a série com ajuste sazonal do segmento varejista expandiu 1,3%.

Na abertura de Tecidos, Vestuários e Calçados houve queda de 0,8% quando confrontado ao mês anterior – expurgados os efeitos sazonais. O indicador no semestre exibiu acréscimo acumulado de 2,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

Por fim, no setor de Supermercados, Alimentos e Bebidas, a série com ajuste sazonal apresentou contração de 0,4% em relação a maio de 2013.  Entretanto, o indicador apontou expansão de 3,3% na atividade do setor nos primeiros seis meses do ano quando confrontado ao período correspondente em 2012.