Em 2014 cresce a intenção de presentear com tablets e celulares; data é importante principalmente para a classe C e supera a intenção de compra para o Dia dos Pais e dos Namorados

Consumidores brasileiros estão mais otimistas, neste ano, em relação à compra do presente para comemoração do Dia das Crianças. De acordo com pesquisa realizada pela Boa Vista SCPC, 81% dos consumidores planejam comprar presente para comemorar a data, índice superior à intenção declarada para o Dia dos Namorados (66%), Dia dos Pais (75%) e apenas inferior ao Dia das Mães (86%). Dos presenteados, 53% serão filhos, 23% sobrinhos, 12% afilhados, 5% netos e 7% outras crianças.

A data é particularmente importante para a classe C – a pesquisa da Boa Vista SCPC mostrou que 88% dessa classe de renda pretendem comprar presentes para o Dia das Crianças, em comparação a 86% das classes A e B.

Os tablets, celulares e eletrônicos são a categoria de presente escolhida por 23% dos consumidores, tendo um crescimento de 10 pontos percentuais em relação ao ano anterior. Ainda assim, a compra de brinquedos representa 47% das escolhas; vestuário e calçados, 17%; e outras categorias de presentes 13%.

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A pesquisa da Boa Vista SCPC também revela que 54% dos consumidores deverão pagar a compra do Dia das Crianças à vista. Em 2013, esse percentual era de 72%. Dos consumidores que pagarão à vista, 50% utilizarão dinheiro, 34% cartão de débito, 14% cartão de crédito e 2% carnê ou boleto. Dos 46% que irão parcelar a compra, 52% farão em até 3 parcelas, 33% de 4 a 6 parcelas e 15% em 7 ou mais parcelas.

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O valor médio do presente para 66% dos consumidores pesquisados será de até R$ 200. E 34% pretendem gastar mais de R$ 200, sendo que esse percentual era de 20% em 2013. Quanto maior a classe social, maior a predisposição de gastar valores acima de R$ 200, sendo que 33% das classes A e B gastarão de R$ 201 a R$ 400. Na classe C, para essa mesma faixa, o percentual cai para 18%. Mas há ainda outro destaque no valor do presente da classe C: 5% dos entrevistados dessa faixa disseram que pretendem gastar mais de R$ 1 mil com o presente para o Dia das Crianças, fatia superior aos 4% das classes A e B.

Metodologia

A empresa utilizou a metodologia quantitativa para realização da coleta das informações, feita por meio de pesquisa eletrônica nacional. O universo da pesquisa é representado por consumidores que buscaram informações e orientações no site Consumidor Positivo da Boa Vista SCPC – www.consumidorpositivo.com.br, entre os dias 10 a 23 de setembro de 2014. A amostra obtida foi de 794 respondentes. Para leitura geral dos resultados, deve-se considerar 95% de grau de confiança e margem de erro equivalente a 3,5%, para mais ou para menos.

O critério de classe social considera a equivalência da renda familiar mensal, com os seguintes valores: Classes A / B – acima de R$ 8.700 / Classe C - R$ 2.030 a R$ 8.700 / Classes D / E - até R$ 2.030.

Sobre o Portal Boa Vista Consumidor Positivo

O Portal Boa Vista Consumidor Positivo reúne ainda outros serviços gratuitos como o SOS Cheques e Documentos. Por meio dele, quando um consumidor é furtado, roubado ou tem algum documento ou folha de cheque extraviados, pode registrar um alerta on-line, que é visto por mais de 1 milhão de empresas que efetuam consultas no SCPC no momento da venda ou contratação de serviços. Esta medida simples e eficaz reduz a possibilidade de fraude em até 60%.