Fonte Positiva - Boavista Serviços

A Fonte Positiva é o nosso portal para Fontes que contribuem para o Cadastro Positivo.

Uma Fonte Positiva é aquela que concede crédito, administra operações de autofinanciamento, faz vendas a prazo ou outras transações comerciais e empresariais que impliquem risco financeiro. Isso pode incluir empresas de todos os portes e quase todos os segmentos.

O Cadastro Positivo é o banco de dados com informações de pagamento dos compromissos financeiros e pagamentos relativos às operações de crédito e aos serviços continuados dos consumidores (PF e PJ).

Como participar

Preencha o pré-cadastro.

Após aprovação, você receberá o login para envio de documentos.

Pronto! Agora é só realizar a validação.

Perguntas frequentes

O Cadastro Positivo é o banco de dados com informações de pagamento dos compromissos financeiros e pagamentos relativos às operações de crédito e aos serviços continuados dos consumidores (PF ou PJ).

É quem concede crédito, administra operações de autofinanciamento, faz vendas a prazo ou outras transações comerciais e empresariais que impliquem risco financeiro. Isso pode incluir empresas de todos os portes e quase todos os segmentos, mas principalmente: bancos, prestadores de serviços continuados (água, esgoto, eletricidade, gás, telecomunicações), indústria, atacado, varejo e serviços.

Sim, as Fontes têm a obrigação legal de enviar aos Gestores de Bancos de Dados (GBDs), como a Boa Vista, o histórico de crédito dos cadastrados (cidadãos ou empresas) e os Dados Cadastrais. Ainda segundo a lei do Cadastro Positivo, as Fontes são proibidas de estabelecer políticas e operações que impeçam, limitem ou dificultem a transmissão dessas informações.

Sim, para se credenciar como Fonte na Boa Vista, você precisa nos encaminhar a Declaração de Fonte assinada, junto com os documentos societários, para validação. Se a pessoa que for assinar for um procurador, será necessário enviar também a procuração.

Todo tratamento de dados pessoais deve seguir os requisitos da LGPD – Lei 13.709/2018, a Lei Geral de Proteção de Dados. A Lei 12.414/2011 – a Lei do Cadastro Positivo complementa a LGPD no tratamento de dados com a finalidade da Proteção do Crédito (permitida pela LGPD), estabelecendo os requisitos adicionais que devem ser observados pelos Gestores de Bancos de Dados, Fontes e Consulentes, quando o tratamento envolver informações de Cadastro Positivo.

Para se credenciar como Fonte na Boa Vista, precisamos que você preencha o formulário de pré-cadastro acima e nos encaminhe a Declaração de Fonte assinada, junto com os documentos societários, para validação.

Após o cadastro, antes do primeiro envio, a Boa Vista ajuda a Fonte a entender quais são os tipos de arquivos, baseados no formato da sua empresa.

Após fazer seu pré-cadastro, a Boa Vista validará seus dados e estando tudo certo, encaminharemos o material de apoio (layout e dicionário de dados).

Ao receber o material você deve encaminhar para a área de tecnologia da informação de sua empresa ou um fornecedor contratado.

Durante todo o processo, a Boa Vista apoiará você no desenvolvimento, transmissão e orientações técnicas. Assim seu arquivo será validado.

A área de tecnologia da sua empresa ou um fornecedor (Software House).

Com o modelo aprovado, a Fonte deve enviar de forma periódica (a cada 10 dias), as informações e as obrigações de pagamento cumpridas ou em andamento aos Gestores de Banco de Dados (GBDs), como a Boa Vista. A Fonte também precisa manter registros adequados para verificar, confirmar ou corrigir informações sempre que os GBDs ou cadastrados solicitarem.

É o documento que todo empresário recebe após formalizar a abertura da sua empresa. O documento pode ser de Empresário Individual, MEI, Sociedade Limitada ou Anônima, etc.

Você vai receber as credenciais (login e senha) para envio de dados durante o processo de cadastro.