Em um mercado cada vez mais competitivo composto por clientes buscando por novidades e soluções personalizadas, a estratégia de diversificação de produtos pode ser o diferencial que seu negócio precisa para se destacar entre os demais concorrentes.

Mas o que é de fato uma estratégia de diversificação de produtos e como exatamente ela contribui para ajudar no crescimento de um negócio ou empresa? Continue a leitura e descubra mais sobre esse tema com a Boa Vista!

Como funciona a estratégia de diversificação de produtos?

Diretamente relacionada ao portfólio de produtos ou serviços da empresa, a estratégia de diversificação consiste basicamente em expandir ou alterar a gama de produtos ou serviços oferecidos, garantindo que seu negócio se diferencie dos demais trazendo novidades e atendendo uma variedade maior de necessidades dos clientes.

Além do mais, a estratégia de diversificação de produtos por uma empresa pode ser aplicada de várias formas de acordo com a realidade dela, dado que existe mais de um tipo de diversificação. A seguir, exploraremos cada um deles:

Diversificação horizontal

Frequentemente utilizada quando uma empresa percebe que pode atender a necessidades não satisfeitas em mercados diferentes ou complementares ao seu mercado atual, nesse tipo de estratégia de diversificação, ocorre a adição de novos produtos ou serviços complementares aos já existentes

Diversificação vertical

Outra estratégia de diversificação bastante utilizada é a de diversificação vertical que envolve a expansão da empresa ao longo da cadeia de suprimentos, ou seja, a empresa começa a controlar mais etapas do processo de produção, distribuição e venda de seus produtos ou serviços.

A estratégia de diversificação vertical pode ocorrer de duas formas, chamadas de integração:

  • Integração para trás: ocorre quando a empresa assume as operações das matérias-primas e insumos, ocupando o papel assumido anteriormente pelos fornecedores.
  • Integração para frente: já neste caso, a empresa expande suas operações na direção do cliente final, assumindo funções que estavam anteriormente nas mãos de intermediários, como distribuidores ou varejistas.

Diversificação concêntrica

Esse tipo de estratégia de diversificação permite às empresas aproveitar tecnologias e conhecimentos existentes para expandir para novos produtos ou serviços que são diferentes, mas ainda apelam para seu público-alvo atual.

Diversificação conglomerada

Já a diversificação conglomerada, ao contrário da anterior, acontece quando a empresa se move para áreas de negócios totalmente novas e não relacionadas aos produtos e serviços oferecidos, visando atingir mercados mais distintos.

Como a diversificação de produtos pode ajudar seu negócio

Depois de conhecer cada estratégia de diversificação de produto, é interessante entender como adotar esse tipo de estratégia pode ajudar seu negócio, pois a diversificação vai muito além de simplesmente aumentar as vendas e lucros da empresa, embora também esteja relacionada a elas. 

Dentre os benefícios proporcionados pelas estratégias de diversificação, destacam-se:

  1. Alcance de mercado ampliado: uma das consequências de oferecer uma variedade maior de produtos e serviços, é justamente a atração de um público mais amplo e diversificado, resultando no aumento das vendas da empresa e da sua participação de mercado.

  1. Redução de riscos: outra vantagem trazida pela estratégia de diversificação, é a redução de riscos econômicos causados por flutuações no mercado

Nesse sentido, caso algum produto ou serviço não estiver performando bem, existe a possibilidade de que outros produtos e serviços possam compensar essa perda.

  1. Inovação e competitividade: diversificar produtos e serviços estimula a busca pela constante inovação dentro da empresa, tornando-a mais competitiva no mercado em relação à sua concorrência estabelecida.

  1. Fortalecimento da marca: o fortalecimento da marca diante do público, surge como consequência da inovação trazida pela estratégia de diversificação, permitindo que a empresa se posicione como autoridade no mercado.

No entanto, antes da adoção de qualquer tipo de estratégia de diversificação, é necessário estudar previamente o mercado, realizar a avaliação das capacidades internas da empresa e considerar cuidadosamente possíveis impactos ao seu negócio.

Dessa forma, com uma tomada de decisão mais assertiva e estratégica, é possível garantir melhores resultados e aproveitar ao máximo os benefícios que a estratégia de diversificação pode oferecer à sua empresa.

Agora que você já sabe que a estratégia de diversificação de produtos é uma ferramenta poderosa que pode impulsionar o crescimento do seu negócio, fortalecer sua marca e aumentar sua competitividade no mercado, que tal descobrir mais dicas para alavancar a sua empresa? Confira o Blog Boa Vista e saiba mais!