Indicador de Risco de Crédito da Boa Vista SCPC permanece em trajetória de queda.

Por Bruna Martins, Analista da Área de Indicadores e Estudos Econômicos da Boa Vista SCPC

O Indicador de Risco de Crédito (IRC) da Boa Vista SCPC mostra o risco dos consumidores de se tornarem inadimplentes baseado em modelos estatísticos. O indicador avalia o risco mediano de uma amostra de indivíduos que buscaram crédito no mercado nos últimos 12 meses e seu resultado é divulgado trimestralmente em número-índice, com base 100 no 1º trimestre de 2005.

O IRC é utilizado como antecedente da inadimplência[1] dos consumidores brasileiros medida pelo Banco Central, podendo ser utilizado como apoio às expectativas do mercado.

O gráfico abaixo mostra que os consumidores que buscaram crédito nos últimos doze meses reduziram o risco de se tornarem inadimplentes em 1,9% no primeiro trimestre de 2014 em relação ao mesmo período de 2013, passando de 99,7 pontos para 97,8. Na comparação com o trimestre anterior, o indicador recuou 0,6%, de 98,3 pontos para 97,8. Também podemos observar a aderência do IRC com a taxa de inadimplência

 

IRC_1trim14

 

O indicador iniciou uma trajetória de queda no 2º trimestre de 2012, antecipando em 6 meses o movimento efetivamente observado da inadimplência do Banco Central. De acordo com os últimos dados, o IRC persiste nessa direção de recuo do não pagamento dos consumidores. Os números divulgados a pouco pelo Banco Central mostram que, a longo prazo, essa trajetória traçada pela Boa Vista SCPC está sendo confirmada.


[1] Inadimplência de recursos livres acima de 90 dias para pessoas físicas medida pelo Banco Central.

Posts relacionados

Inadimplência do consumidor cai 0,9% em 2016

A inadimplência do consumidor obteve queda de 0,9% em 2016, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC. Na avaliação mensal, descontados efeitos sazonais, houve retração de 7,6% do indicador quando comparado o resultado de dezembro contra novembro. Já na avaliação contra o mesmo mês do ano anterior, dezembro caiu 5,7%.   Regionalmente, na…

Títulos protestados encerram o ano com alta de 22,9%, segundo Boa Vista SCPC

De acordo com os dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), o número total de títulos protestados no país aumentou 22,9% no acumulado de 2016 em relação ao ano anterior. Na comparação interanual, os títulos protestados cresceram 6,0% e aumentaram 11,8% em relação ao mês anterior. O valor médio dos títulos…

Pedidos de falência encerram o ano com alta de 12,2%, segundo Boa Vista SCPC

Segundo dados com abrangência nacional da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), os pedidos de falência encerraram o ano com alta de 12,2% no acumulado de 2016 em relação ao mesmo período de 2015. Em dezembro, o número de pedidos de falências recuou 7,0% na comparação mensal com novembro e aumentou 19,2%…