Desemprego no Brasil cai em 2013

Por Thiago Custódio Biscuola, da RC Consultores

 

O IBGE divulgou nesta manhã que a taxa de desocupação média no Brasil caiu de 7,4% em 2012 para 7,1% no ano passado. Comparando o quarto trimestre de 2013 (último dado disponível) com igual período do ano anterior, a taxa de desemprego saiu do patamar de 6,9% para 6,2%. Estes dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua, de periocidade trimestral), que substituirá as atuais PME (Pesquisa Mensal de Emprego) e PNAD (anual).

Desta forma será possível obter maior sensibilidade em relação à evolução do mercado de trabalho nas diferentes regiões do Brasil, uma vez que a pesquisa engloba cerca de 3500 municípios. Já a PME abrangia apenas as seis maiores regiões metropolitanas do Brasil, fornecendo uma estimativa menos precisa do diferente comportamento das economias regionais. Segundo a PME a taxa de desocupação média de 2013 foi de 5,4%. Considerando apenas o último trimestre, a taxa foi de 4,7%. Apesar da perspectiva de baixo crescimento em 2014, a taxa de desocupação deverá registrar nova queda. Embora o rendimento real dos trabalhadores cresça em ritmo cada vez menor, o nível de inadimplência deverá continuar em patamar reduzido ao longo deste ano.

Ed.394

 

Comentários

comentários

Posts relacionados

Inadimplência das empresas inicia 2017 com queda de 0,3%, diz a Boa Vista SCPC

A inadimplência das empresas em todo o país caiu 0,3% no 1º trimestre de 2017 quando comparada ao mesmo trimestre do ano anterior, de acordo com dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Depois de três anos consecutivos de alta do indicador na comparação interanual (1º tri de 2017 contra o…

Boa Vista SCPC: inadimplência do consumidor paulistano caiu 4,3% no 1º trimestre

A inadimplência do consumidor na cidade de São Paulo teve queda de 4,3% no acumulado do ano (1º trimestre de 2017 contra o mesmo período do ano passado), de acordo com os dados da Boa Vista SCPC. Na comparação interanual (março-17 contra março-16), a inadimplência retraiu 8,4%. Contra o mês anterior (março-17 contra fevereiro-17) houve…

Demanda por Crédito do Consumidor cai 4,0% no 1º trimestre, segundo Boa Vista SCPC

Dados nacionais da Boa Vista SCPC apontam que a Demanda por Crédito do Consumidor caiu 4,0% no 1º trimestre de 2017 na comparação com o mesmo período do ano anterior. Já na avaliação dos valores acumulados em 12 meses (abril de 2016 até março de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve retração de 9,3%,…