Desemprego no Brasil cai em 2013

Por Thiago Custódio Biscuola, da RC Consultores

 

O IBGE divulgou nesta manhã que a taxa de desocupação média no Brasil caiu de 7,4% em 2012 para 7,1% no ano passado. Comparando o quarto trimestre de 2013 (último dado disponível) com igual período do ano anterior, a taxa de desemprego saiu do patamar de 6,9% para 6,2%. Estes dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua, de periocidade trimestral), que substituirá as atuais PME (Pesquisa Mensal de Emprego) e PNAD (anual).

Desta forma será possível obter maior sensibilidade em relação à evolução do mercado de trabalho nas diferentes regiões do Brasil, uma vez que a pesquisa engloba cerca de 3500 municípios. Já a PME abrangia apenas as seis maiores regiões metropolitanas do Brasil, fornecendo uma estimativa menos precisa do diferente comportamento das economias regionais. Segundo a PME a taxa de desocupação média de 2013 foi de 5,4%. Considerando apenas o último trimestre, a taxa foi de 4,7%. Apesar da perspectiva de baixo crescimento em 2014, a taxa de desocupação deverá registrar nova queda. Embora o rendimento real dos trabalhadores cresça em ritmo cada vez menor, o nível de inadimplência deverá continuar em patamar reduzido ao longo deste ano.

Ed.394

 

Comentários

comentários

Posts relacionados

Volume de serviços recua 1,0% em agosto e 4,5% no acumulado 12 meses

Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE, o volume de serviços apresentou queda de 1,0% em agosto contra o mês anterior (dados dessazonalizados). A categoria de serviços prestados às famílias foi a única a apresentar queda (-4,8%), bastante atípica para o mês considerando o histórico da série. Os demais grupos apresentaram crescimento: Serviços…

Número de novas empresas sobe 5,1% no 3º trimestre

No 3º trimestre de 2017 o número de novas empresas cresceu 5,1% em relação ao trimestre anterior, segundo levantamento da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), com abrangência nacional. Desta forma, os valores acumulados no ano (janeiro a setembro), quando comparados ao mesmo período do ano anterior, mantiveram-se positivos, passando de um…

Vendas para o dia das crianças sobem 2,7% em 2017

Dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) mostram que em 2017 as vendas do comércio para o dia das crianças aumentaram 2,7% quando comparadas aos resultados de 2016. Dessa forma, o indicador para data comemorativa tornou a subir após 2 anos consecutivos de queda, quando variou -4,2% em 2016 e -3,4%…