MP dos portos aprovada vai na direção certa

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

A Medida Provisória dos Portos, que moderniza as regras do setor portuário, foi finalmente aprovada após muita polêmica ao longo da última semana. Entre os principais pontos do texto aprovados temos a possibilidade da operação de cargas de terceiros por terminais privados localizados fora de portos públicos e a não obrigatoriedade de contratação de trabalhadores vinculados ao Órgão Gestor de Mão de Obra por esses terminais.

A aprovação da medida provisória é um passo importante para redução dos custos operacionais das empresas exportadoras, em especial as de produtos agrícolas. Os investimentos em terminais privados devem aumentar a capacidade para escoar as cargas. Outras transformações, como a simplificação fiscal, maior eficiência dos órgãos públicos e dos trabalhadores portuários, precisam vir para o Brasil aumentar sua competitividade.

Ed.187

Comentários

comentários

Posts relacionados

Número de novas empresas aumentou 6,6% no 1º trimestre de 2017, segundo Boa Vista SCPC

No 1º trimestre de 2017 o número de novas empresas cresceu 6,6% em relação ao mesmo período de 2016 (análise interanual), segundo levantamento da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), com abrangência nacional. Em relação ao 4º trimestre de 2016 houve aumento de 29,2%. Forma jurídica Na análise por classificação de forma…

Inadimplência das empresas inicia 2017 com queda de 0,3%, diz a Boa Vista SCPC

A inadimplência das empresas em todo o país caiu 0,3% no 1º trimestre de 2017 quando comparada ao mesmo trimestre do ano anterior, de acordo com dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Depois de três anos consecutivos de alta do indicador na comparação interanual (1º tri de 2017 contra o…

Boa Vista SCPC: inadimplência do consumidor paulistano caiu 4,3% no 1º trimestre

A inadimplência do consumidor na cidade de São Paulo teve queda de 4,3% no acumulado do ano (1º trimestre de 2017 contra o mesmo período do ano passado), de acordo com os dados da Boa Vista SCPC. Na comparação interanual (março-17 contra março-16), a inadimplência retraiu 8,4%. Contra o mês anterior (março-17 contra fevereiro-17) houve…