48% acham que sua situação financeira melhorou em 2013, mas otimismo é menor para 2014, revela pesquisa da Boa Vista

Pesquisa sinaliza também a intenção dos consumidores de gastar até R$ 50 por presente, para presentear de 3 a 4 pessoas no Natal, a maioria pagando à vista

Quase a metade dos consumidores está satisfeita em relação à própria situação financeira: 48% declaram que estão em situação melhor financeiramente este ano, em comparação com 2012. Essa declaração é mais frequente nas classes B (64%) e C (58%). No entanto, essa satisfação é menor quando perguntados sobre 2014: cai para 39% o percentual dos que acreditam que sua vida financeira estará melhor após a Copa do Mundo e as Eleições de 2014. As constatações são da pesquisa “Perspectivas e Compras para Natal e Final de Ano 2013”, realizada pela Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), com 1.140 pessoas de todo o Brasil.

Um contraste interessante aparece na leitura das opiniões sobre a economia de uma forma geral: apesar de 48% declararem estar melhor financeiramente, apenas 20% dos respondentes acham que o cenário econômico hoje é melhor do que no ano passado. Analisando por classe social, a classe B é a mais crítica quanto a 2013: 50% dos respondentes dessa faixa de renda acreditam que a economia, em 2013, está pior do que 2012.

Natal 2013

O levantamento revelou que 87% dos consumidores têm intenção de presentear neste Natal e que 57% irão gastar até R$ 50 por pessoa, com 34% dando presentes para 3 a 4 pessoas. Além disso, 68% afirmam que a ceia deste ano estará igual ou mais farta que a de 2012.

A maior parcela dos consumidores (74%) vai pagar suas compras de fim de ano à vista, em dinheiro (50%), com débito no cartão (37%), com cartão de crédito (9%) e por meio de carnê, boleto ou cheque (5%). Os 26% que pretendem parcelar afirmam que vão utilizar principalmente (82%) o cartão de crédito como forma de pagamento.

A maioria dos consumidores que responderam à pesquisa (78%) pretende fazer suas compras para o Natal e final de ano em lojas físicas, contra 22% que declararam a intenção de comprar pela internet.

De acordo com o levantamento, 57% dos entrevistados declaram que pretendem quitar dívidas pendentes ou em atraso com o dinheiro do 13º salário e 67% que poupariam, se pudessem, uma parte ou todo esse dinheiro. Talvez por essa preocupação, a pesquisa da Boa Vista Serviços constatou que 80% querem gastar menos dinheiro e que 74% têm planos de comprar menos presentes este ano.

Análise

A constatação positiva dos consumidores em relação à sua situação financeira, acompanhada de um menor otimismo em relação à economia, sugere um comportamento de cautela dos consumidores, evidenciado pela propensão da maioria em pagar suas compras à vista, de gastar menos do que gastou em 2012, de quitar dívidas em atraso com recurso do 13º salário e de poupar, entre outras pistas indicadas pela pesquisa.

Nota metodológica

Os dados da pesquisa “Perspectivas e Compras para Natal e Final de Ano 2013” foram obtidos por meio de um levantamento eletrônico realizado pela Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), com 1.140 consumidores em todo o país, que buscaram informações e orientações, entre os dias 18 a 26 de novembro, no site Consumidor Positivo – www.consumidorpositivo.com.br. Para a estratificação por classe, foi utilizado o critério FGV 2012 (de faixas de renda).

Para leitura geral dos resultados, deve-se considerar 95% de grau de confiança e margem de erro equivalente a 2,9%, para mais ou para menos.

A pesquisa na íntegra está disponível, inclusive com cortes por região, sexo e classe social em: http://www.boavistaservicos.com.br/wp-content/uploads/2013/12/pesquisa-perspectivas-natal-131-1.pdf 

Comentários

comentários

Posts relacionados

Boa Vista SCPC: Demanda por Crédito do Consumidor sobe 1,4% em janeiro

Contudo, na avaliação dos valores acumulados em 12 meses houve queda de 9,2% A Demanda por Crédito do Consumidor, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), aumentou 1,4% em janeiro, na avaliação dessazonalizada contra dezembro. Porém, na avaliação dos valores acumulados em 12 meses (fevereiro de 2016…

Boa Vista SCPC: recuperação de crédito sobe 3,0% em janeiro

O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base do crédito– apontou elevação de 3,0% na análise mensal contra dezembro, descontados os efeitos sazonais. Já na variação acumulada em 12 meses apresentou alta de 2,7%, enquanto na análise interanual (mesmo mês de 2016) houve…

81% dos consumidores esperam que em 2017 a relação entre recebimento e gastos melhore, segundo Boa Vista SCPC

A maioria dos entrevistados (81%) na Pesquisa Perfil do Inadimplente, da Boa Vista SCPC, espera que em 2017 a relação entre recebimentos e gastos esteja melhor do que a existente no 4º trimestre de 2016, período no qual o levantamento foi elaborado contendo a participação de consumidores de todo o país. Em dezembro de 2015,…