Alerta no SOS Cheques e Documentos previne contra uso do nome em golpes e fraudes

Número de documentos perdidos ou roubados aumenta em até 15% em datas especiais do comércio, como o Dia dos Namorados

O corre-corre nas compras em datas comemorativas, como é o caso do Dia dos Namorados, muitas vezes deixa o consumidor vulnerável, o que pode ocasionar a perda de documentos pessoais importantes. Um levantamento feito pela Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), aponta que nessas ocasiões o número de registros de documentos perdidos, roubados ou furtados cresce cerca de 15%. Por isso, se o consumidor perder ou tiver documentos ou cheques roubados, deve imediatamente registrar um alerta no SOS Cheques e Documentos, um serviço de utilidade pública da Boa Vista Serviços, disponível gratuitamente há décadas.

Perda, roubo ou extravio de documentos ou cheques podem causar grandes transtornos se cuidados contra golpes e fraudes não forem adotados rapidamente. O diretor de inovação e sustentabilidade da Boa Vista Serviços, Fernando Cosenza, lembra que o consumidor deve ficar sempre alerta. “Mas se o consumidor perder ou tiver os seus documentos roubados, é necessário registrar de imediato um alerta no SOS Cheques e Documentos, para evitar, inclusive, de ter seu nome associado a uma inadimplência, fruto do uso indevido de seus documentos”, orienta o executivo.

O registro é gratuito, rápido e pode ser feito de qualquer região do país. “E em caso de  tentativa de uso indevido do documento, que pode resultar em fraude ou golpe, antes que o crédito seja aprovado pelo lojista, ele recebe um sinal de alerta para que tome cuidado extraordinário nessa transação”, complementa Fernando Cosenza.

O diretor da Boa Vista Serviços ainda alerta que o ideal é ter sempre a mão os telefones dos bancos e empresas de cartão de crédito para comunicar roubo ou perda. Além disso, o consumidor deve fazer imediatamente um Boletim de Ocorrência, que pode servir de prova em caso de fraudes com seus documentos.

Este serviço de utilidade pública para registro de cheques e documentos roubados existe desde 1955, quando foi criado o SCPC, e em 1995 recebeu o nome SOS Cheques e Documentos.

O SOS Cheques e Documentos está disponível na internet, no endereço http://www.consumidorpositivo.com.br ou pelo telefone 0800 011 15 22.

Registre agora mesmo

Comentários

comentários

Posts relacionados

Percentual de cheques devolvidos atinge 2,10% em abril, segundo Boa Vista SCPC

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados atingiu 2,10% em abril, registrando uma diminuição em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando alcançou 2,33%. Na comparação mensal o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados obteve diminuição (em março o nível foi de 2,29%),…

Boa Vista SCPC: Demanda por Crédito do Consumidor cai 2,3% em abril

A Demanda por Crédito do Consumidor caiu 2,3% em abril com ajuste sazonal frente a março, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Já na avaliação dos valores acumulados em 12 meses (maio de 2016 até abril de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve desaceleração da…

Movimento do Comércio cai 1,0% em abril, diz Boa Vista SCPC

Dados do varejo apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), apontam que o Movimento do Comércio caiu 1,0% em abril, considerando as informações mensais com ajuste sazonal. Na avaliação acumulada em 12 meses (maio de 2016 até abril de 2017) houve queda de 3,4% frente aos 12 meses antecedentes. Já na…