Número de documentos perdidos ou roubados aumenta em até 15% em datas especiais do comércio, como o Dia dos Namorados

O corre-corre nas compras em datas comemorativas, como é o caso do Dia dos Namorados, muitas vezes deixa o consumidor vulnerável, o que pode ocasionar a perda de documentos pessoais importantes. Um levantamento feito pela Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), aponta que nessas ocasiões o número de registros de documentos perdidos, roubados ou furtados cresce cerca de 15%. Por isso, se o consumidor perder ou tiver documentos ou cheques roubados, deve imediatamente registrar um alerta no SOS Cheques e Documentos, um serviço de utilidade pública da Boa Vista Serviços, disponível gratuitamente há décadas.

Perda, roubo ou extravio de documentos ou cheques podem causar grandes transtornos se cuidados contra golpes e fraudes não forem adotados rapidamente. O diretor de inovação e sustentabilidade da Boa Vista Serviços, Fernando Cosenza, lembra que o consumidor deve ficar sempre alerta. “Mas se o consumidor perder ou tiver os seus documentos roubados, é necessário registrar de imediato um alerta no SOS Cheques e Documentos, para evitar, inclusive, de ter seu nome associado a uma inadimplência, fruto do uso indevido de seus documentos”, orienta o executivo.

O registro é gratuito, rápido e pode ser feito de qualquer região do país. “E em caso de  tentativa de uso indevido do documento, que pode resultar em fraude ou golpe, antes que o crédito seja aprovado pelo lojista, ele recebe um sinal de alerta para que tome cuidado extraordinário nessa transação”, complementa Fernando Cosenza.

O diretor da Boa Vista Serviços ainda alerta que o ideal é ter sempre a mão os telefones dos bancos e empresas de cartão de crédito para comunicar roubo ou perda. Além disso, o consumidor deve fazer imediatamente um Boletim de Ocorrência, que pode servir de prova em caso de fraudes com seus documentos.

Este serviço de utilidade pública para registro de cheques e documentos roubados existe desde 1955, quando foi criado o SCPC, e em 1995 recebeu o nome SOS Cheques e Documentos.

O SOS Cheques e Documentos está disponível na internet, no endereço http://www.consumidorpositivo.com.br ou pelo telefone 0800 011 15 22.

Registre agora mesmo