Alerta no SOS Cheques e Documentos previne contra uso do nome em golpes e fraudes

Número de documentos perdidos ou roubados aumenta em até 15% em datas especiais do comércio, como o Dia dos Namorados

O corre-corre nas compras em datas comemorativas, como é o caso do Dia dos Namorados, muitas vezes deixa o consumidor vulnerável, o que pode ocasionar a perda de documentos pessoais importantes. Um levantamento feito pela Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), aponta que nessas ocasiões o número de registros de documentos perdidos, roubados ou furtados cresce cerca de 15%. Por isso, se o consumidor perder ou tiver documentos ou cheques roubados, deve imediatamente registrar um alerta no SOS Cheques e Documentos, um serviço de utilidade pública da Boa Vista Serviços, disponível gratuitamente há décadas.

Perda, roubo ou extravio de documentos ou cheques podem causar grandes transtornos se cuidados contra golpes e fraudes não forem adotados rapidamente. O diretor de inovação e sustentabilidade da Boa Vista Serviços, Fernando Cosenza, lembra que o consumidor deve ficar sempre alerta. “Mas se o consumidor perder ou tiver os seus documentos roubados, é necessário registrar de imediato um alerta no SOS Cheques e Documentos, para evitar, inclusive, de ter seu nome associado a uma inadimplência, fruto do uso indevido de seus documentos”, orienta o executivo.

O registro é gratuito, rápido e pode ser feito de qualquer região do país. “E em caso de  tentativa de uso indevido do documento, que pode resultar em fraude ou golpe, antes que o crédito seja aprovado pelo lojista, ele recebe um sinal de alerta para que tome cuidado extraordinário nessa transação”, complementa Fernando Cosenza.

O diretor da Boa Vista Serviços ainda alerta que o ideal é ter sempre a mão os telefones dos bancos e empresas de cartão de crédito para comunicar roubo ou perda. Além disso, o consumidor deve fazer imediatamente um Boletim de Ocorrência, que pode servir de prova em caso de fraudes com seus documentos.

Este serviço de utilidade pública para registro de cheques e documentos roubados existe desde 1955, quando foi criado o SCPC, e em 1995 recebeu o nome SOS Cheques e Documentos.

O SOS Cheques e Documentos está disponível na internet, no endereço http://www.consumidorpositivo.com.br ou pelo telefone 0800 011 15 22.

Registre agora mesmo

Comentários

comentários

Posts relacionados

Boa Vista SCPC reúne especialistas para debater avanços e benefícios econômicos do Cadastro Positivo

A Boa Vista SCPC recebeu autoridades como Oscar Madeddu, do Banco Mundial, João André Pereira, do Banco Central do Brasil e César Calomino, da Equifax do Uruguai, para falar sobre o Cadastro Positivo e os seus impactos econômicos e sociais, inclusive em países em desenvolvimento onde já é uma realidade. Estes convidados também salientaram a…

Recuperação de crédito cai 2,3% no acumulado 12 meses

O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base da Boa Vista SCPC – apontou queda de 2,3% na variação acumulada em 12 meses (setembro de 2016 até agosto de 2017). A variação mensal com dados dessazonalizados apresentou aumento de 4,5% contra o mês…

Relatório de Crédito – jul/17

O Banco Central do Brasil (BCB) divulgou os dados de crédito referente a julho. A expansão das operações de crédito, até o momento, continua em ritmo moderado. O crescimento do saldo veio levemente abaixo do esperado, com redução na variação anual (caiu 1,6% em junho/17 contra diminuição de 1,7% em jul/17), atingindo R$ 3,1 trilhões,…