Demanda do consumidor por crédito sobe 0,5% em fevereiro, revela indicador da Boa Vista Serviços

Demanda do consumidor por crédito sobe 0,5% em fevereiro, revela indicador da Boa Vista Serviços

Resultado acumulado em 12 meses, porém, manteve-se em queda; setor financeiro puxou o recuo

O Indicador de Demanda do Consumidor por Crédito avançou 0,5% em fevereiro quando comparado a janeiro, expurgados os efeitos sazonais, de acordo a Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), com dados de abrangência nacional.

Na avaliação do valor acumulado em 12 meses (março de 2013 a fevereiro de 2014), houve retração de 0,5% em relação aos 12 meses terminados ao análogo período de 2013 (março de 2012 a fevereiro de 2013). O indicador permaneceu estável em relação ao resultado de janeiro, considerando-se o mesmo tipo de comparação (acumulado em 12 meses). Já perante o resultado acumulado no ano, o indicador subiu 0,5%.

Considerando os segmentos que compõem o indicador geral, na comparação mensal dos dados dessazonalizados, a demanda por crédito foi 1,4% menor nas instituições financeiras e 1,8% maior nas não financeiras. Em 12 meses acumulados, o setor financeiro recuou 1,2% e o não financeiro 0,3%. A tabela contém o resumo dos dados apresentados no texto.

demanda por crédito_1

 

Atualmente, a economia encontra-se em um momento de ascensão dos juros, revertendo a política estabelecida até meados do ano passado e, consequentemente, encarecendo o custo dos empréstimos ao consumidor. Além disso, as incertezas em relação ao ambiente macroeconômico aumentaram. A inflação continua não cedendo e o dólar encarecido. Assim, após um período de evidente vantagem de endividamento e o consequente aprendizado do uso do crédito, pode-se dizer que, possivelmente, os consumidores começam a diminuir (ainda que de forma gradual) sua busca por empréstimos, demonstrando maior cautela. A observação de longo prazo (variação acumulada em 12 meses) permite constatar a queda no ritmo de crescimento da demanda por crédito, conforme gráfico abaixo.

demanda por crédito_2

 

Metodologia

O indicador de Demanda por Crédito – Pessoa Física é elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF à base de dados da Boa Vista por empresas. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

Comentários

comentários

Posts relacionados

Demanda por Crédito do Consumidor cai 0,7% no 1º semestre, segundo Boa Vista SCPC

A Demanda por Crédito do Consumidor caiu 0,7% no 1º semestre de 2017, em comparação ao 1º semestre de 2016, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação interanual, junho apresentou estabilidade nos dados, enquanto nos valores acumulados em 12 meses (julho de 2016 até junho…

Movimento do Comércio cai 3,2% no 1º semestre, diz Boa Vista SCPC

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, caiu 3,2% no acumulado no ano (1º semestre de 2017 contra o mesmo período do ano passado), de acordo com os dados apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação acumulada em 12…

47% dos consumidores inadimplentes estão muito endividados, revela pesquisa da Boa Vista SCPC

O nível de endividamento elevado (muito endividado) atinge 47% dos consumidores inadimplentes, ou seja, que estão com o “nome sujo”, de acordo com a pesquisa nacional Perfil do Consumidor Inadimplente, realizada pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), com cerca de 1.500 respondentes. Em seguida, 26% se dizem mais ou menos endividados,…