Demanda do consumidor por crédito sobe 0,5% em fevereiro, revela indicador da Boa Vista Serviços

Demanda do consumidor por crédito sobe 0,5% em fevereiro, revela indicador da Boa Vista Serviços

Resultado acumulado em 12 meses, porém, manteve-se em queda; setor financeiro puxou o recuo

O Indicador de Demanda do Consumidor por Crédito avançou 0,5% em fevereiro quando comparado a janeiro, expurgados os efeitos sazonais, de acordo a Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), com dados de abrangência nacional.

Na avaliação do valor acumulado em 12 meses (março de 2013 a fevereiro de 2014), houve retração de 0,5% em relação aos 12 meses terminados ao análogo período de 2013 (março de 2012 a fevereiro de 2013). O indicador permaneceu estável em relação ao resultado de janeiro, considerando-se o mesmo tipo de comparação (acumulado em 12 meses). Já perante o resultado acumulado no ano, o indicador subiu 0,5%.

Considerando os segmentos que compõem o indicador geral, na comparação mensal dos dados dessazonalizados, a demanda por crédito foi 1,4% menor nas instituições financeiras e 1,8% maior nas não financeiras. Em 12 meses acumulados, o setor financeiro recuou 1,2% e o não financeiro 0,3%. A tabela contém o resumo dos dados apresentados no texto.

demanda por crédito_1

 

Atualmente, a economia encontra-se em um momento de ascensão dos juros, revertendo a política estabelecida até meados do ano passado e, consequentemente, encarecendo o custo dos empréstimos ao consumidor. Além disso, as incertezas em relação ao ambiente macroeconômico aumentaram. A inflação continua não cedendo e o dólar encarecido. Assim, após um período de evidente vantagem de endividamento e o consequente aprendizado do uso do crédito, pode-se dizer que, possivelmente, os consumidores começam a diminuir (ainda que de forma gradual) sua busca por empréstimos, demonstrando maior cautela. A observação de longo prazo (variação acumulada em 12 meses) permite constatar a queda no ritmo de crescimento da demanda por crédito, conforme gráfico abaixo.

demanda por crédito_2

 

Metodologia

O indicador de Demanda por Crédito – Pessoa Física é elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF à base de dados da Boa Vista por empresas. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

Comentários

comentários

Posts relacionados

Uso de certificado digital na entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física garante segurança e agilidade aos contribuintes

Contribuintes com rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 no ano de 2016 precisam entregar, obrigatoriamente, até o dia 28 de abril a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física – DIRF 2017. Para tornar essa obrigação junto à Receita Federal mais simples, rápida e prática, com a segurança da transmissão de informações pelo ambiente online,…

Maioria dos consumidores afirma ter perfil equilibrado quanto aos seus hábitos de consumo, revela pesquisa da Boa Vista SCPC

A maioria dos entrevistados (59%) em pesquisa inédita desenvolvida pela Boa Vista SCPC afirma ter um perfil equilibrado quando questionada sobre os seus hábitos de compra. Outros 28% dizem ter perfil conservador, e 13% afirmam ser consumistas. O levantamento da Boa Vista SCPC, elaborado com 1.169 entrevistados, em todo o Brasil, no período entre 31…

Parceria ADASP com a Boa Vista SCPC possibilita a ampliação de resultados

A Boa Vista SCPC tem parceria com mais de 2.200 entidades de classes representativas em todo o Brasil. Destaca-se também pela inovação e contínuo investimento em tecnologia para desenvolvimento de soluções que antecipem as principais demandas do mercado. Possui um time com centenas de profissionais especializados em modelagem estatística de informações, o que garante produtos…