Demanda do consumidor por crédito cai 6,7% em 2015, revela indicador da Boa Vista SCPC

A demanda do consumidor por crédito apontou queda de 6,7% no acumulado de 2015, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação mensal, houve recuo de 2,1% na comparação com novembro/15, expurgados os efeitos sazonais. Já na avaliação contra o mesmo mês do ano anterior, a demanda por crédito retraiu 4,0%.

Na comparação dos dados acumulados em 2015, considerando os segmentos que compõem o indicador, nas instituições financeiras houve queda de 6,2%, enquanto para o segmento não-financeiro a variação foi negativa em 7,1%.

A grande incerteza econômica gerou um cenário bastante adverso para o consumidor em 2015. A gradual deterioração dos indicadores econômicos contribuiu decisivamente para piora do índice. Fatores como a alta das taxas de juros, inflação consistentemente elevada e piora do mercado de trabalho são apenas algumas das variáveis condicionantes deste resultado.

Como consequência, o consumidor manteve-se bastante cauteloso ao longo do ano. Assim, a demanda por crédito que já havia sido negativa em 2014 continuou com a mesma dinâmica, com leve inflexão a partir do segundo semestre do ano, mas que mesmo assim não ocorreu de forma significativa para que o a procura por crédito retornasse níveis positivos.

Abaixo, a tabela contendo o resumo dos dados apresentados.

graf2

Metodologia

O indicador de Demanda por Crédito – Pessoa Física é elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF à base de dados da Boa Vista por empresas. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

A série histórica deste indicador inicia em 2010 e está disponível em: http://www.boavistaservicos.com.br/economia/demanda-por-credito/

Comentários

comentários

Posts relacionados

Percentual de cheques devolvidos atinge 1,79% em agosto

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados atingiu 1,79% em agosto, registrando considerável redução em relação ao mesmo mês do ano anterior (-0,34 p.p.). Na comparação mensal, o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados diminuiu frente a julho (quando o nível foi de 1,90%),…

Para 46% dos consumidores, o Cadastro Positivo tem como principal benefício auxiliar na obtenção de crédito e contratação de financiamentos

Em pesquisa inédita com consumidores de todo o Brasil, a Boa Vista SCPC identificou que para 46% dos entrevistados, o Cadastro Positivo tem como principal objetivo auxiliar na obtenção de crédito e na contratação de financiamentos. Outros 26% acreditam que o banco de dados com informações positivas sobre consumidores classifica de forma mais assertiva e…

Movimento do Comércio sobe 2,2% em agosto

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, subiu 2,2% em agosto quando comparado a julho na análise com ajuste sazonal, de acordo com os dados apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação acumulada em 12 meses (setembro de 2016…