Procura do consumidor por crédito cai 2,3% em setembro, diz Boa Vista SCPC

No acumulado do ano, a queda é de 5,6%

A demanda do consumidor por crédito caiu 2,3% em setembro, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC. Com esse resultado, o indicador intensificou sua trajetória de queda dos valores acumulados em 2014. Na comparação interanual (set/14 contra set/13) também foi observado recuo, de 10,8%.

Considerando os segmentos que compõem o indicador, na análise mensal com ajuste sazonal, a queda da demanda por crédito nas instituições financeiras foi de 3,1% e de 1,8% nas empresas não financeiras.

O mercado de crédito vivenciou nos últimos meses diversos tipos de ajustes visando à retomada do consumo de crédito por parte dos consumidores. Contudo, pelo próprio caráter das medidas mais estruturais, até o presente momento os impactos foram pouco significativos. Neste sentido, vislumbra-se alguma reversão deste cenário somente em meados de 2015, suavizando o atual aperto monetário e, consequentemente, criando maiores estímulos à demanda por crédito.

A seguir, a tabela contendo o resumo dos dados apresentados.

gr1

 

Metodologia

O indicador de Demanda do Consumidor por Crédito é elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF à base de dados da Boa Vista por empresas. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

A série histórica do indicador está disponível em: http://www.boavistaservicos.com.br/economia/demanda-por-credito/

Comentários

comentários