Boa Vista Serviços: comércio inicia 2013 estável

Indicador avançou 5,8% em relação a janeiro de 2012.

 Análise da Boa Vista Serviços a partir de dados do varejo com abrangência nacional indicam que, no mês de janeiro, o indicador de movimento do comércio varejista apresentou estabilidade (0,0%) quando comparado a dezembro – descontados os efeitos sazonais.

Na variação dos últimos doze meses, encerrados em janeiro deste ano, houve avanço de 7,0% em relação aos doze meses terminados no mesmo período de 2012. Na comparação com janeiro de 2012 o crescimento foi de 5,8%.

Setores

Dentre os setores analisados, o único que apresentou variação negativa sobre o mês imediatamente anterior – desconsiderando os efeitos sazonais – foi o de Móveis e eletrodomésticos, retraindo 2,2%. Considerados os últimos doze meses, os dados indicam variação positiva de 5,0% confrontados aos doze meses anteriores.

Já o setor de Combustíveis e lubrificantes apresentou o maior crescimento entre dezembro e janeiro, 1,9%, desconsiderando os efeitos sazonais. Ponderando a variação do primeiro mês de 2013 em relação ao mesmo mês de 2012 o setor também exibiu o maior incremento, com a variação de 9,3%.

A série dessazonalizada do setor de varejo Supermercados, alimentos e bebidas registrou aumento de 0,7% em comparação ao mês imediatamente anterior. Considerando o desempenho de janeiro de 2013, houve alta de 7,4% na atividade do setor quando comparado a janeiro do ano anterior.

Por fim, o nível de atividade de Tecidos, vestuários e calçados registrou leve alta de 0,9% quando confrontado ao mesmo mês do ano anterior – série com ajuste sazonal. O setor registra elevação de 7,9% em comparação ao mesmo período de 2012. A tabela 1 resume os dados.

Tabela 1 – Movimento do Comércio Janeiro 2013

                       

Fonte: Boa Vista Serviços

 

Metodologia do Indicador de Movimento do Comércio

O indicador que representa o nível de atividade do setor varejista é obtido a partir da série histórica mensal da quantidade de consultas efetuadas à base de dados da Boa Vista.  As consultas são realizadas por estabelecimentos comerciais e instituições financeiras no momento da venda. Os dados são classificados conforme a atividade econômica do usuário da base de dados e, posteriormente, corrigidos pelos devidos tratamentos estatísticos. As séries encadeadas têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal.

 

 

Comentários

comentários

Posts relacionados

Demanda por Crédito do Consumidor cai 4,0% no 1º trimestre, segundo Boa Vista SCPC

Dados nacionais da Boa Vista SCPC apontam que a Demanda por Crédito do Consumidor caiu 4,0% no 1º trimestre de 2017 na comparação com o mesmo período do ano anterior. Já na avaliação dos valores acumulados em 12 meses (abril de 2016 até março de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve retração de 9,3%,…

Percentual de cheques devolvidos atinge 2,29% em março, segundo Boa Vista SCPC

No mesmo mês do ano anterior, o percentual foi de 2,59% 20 de abril 2017 – O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados[1] atingiu 2,29% em março, registrando diminuição em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando alcançou 2,59%. O que representa menos cheques…

Vendas para a Páscoa cresceram 2,2% em 2017, segundo Boa Vista SCPC

Dados da Boa Vista SCPC mostraram que em 2017 as vendas do comércio para a Páscoa cresceram 2,2% quando comparadas ao mesmo período do ano anterior. Em 2016 as vendas apresentaram queda de 5,8% e em 2015 a retração foi menos intensa (-0,3%). O resultado deste ano é o segundo negativo da série histórica, que…