Boa Vista Serviços: Indicador de movimento do comércio registra queda em fevereiro

Indicador avançou 0,5% em relação a fevereiro de 2012

 19 de março de 2013 – Análise da Boa Vista a partir de dados do varejo com abrangência nacional indicam que, no mês de fevereiro, o indicador de movimento do varejo recuou 0,7% na comparação com janeiro – descontados os efeitos sazonais.

Na variação dos últimos doze meses, encerrados em fevereiro deste ano, houve avanço de 6,3% em relação aos doze meses terminados no mesmo período de 2012.

 

Setores

Todos os setores apresentaram variação negativa sobre o mês imediatamente anterior – desconsiderando os efeitos sazonais – com destaque para Combustíveis e lubrificantes que registrou queda de 0,9% no período devido, principalmente, ao reajuste dos preços. Considerados os últimos doze meses, no entanto, os dados deste setor indicam variação positiva de 7,0% quando confrontados aos doze meses anteriores.

O setor de Tecidos, vestuários e calçados apresentou a menor queda entre janeiro e fevereiro (0,1%), expurgados os efeitos sazonais. Por outro lado, confrontado com o mesmo mês do ano anterior, o setor foi o único a exibir variação negativa (-1,9%).

A série dessazonalizada do setor de varejo Supermercados, alimentos e bebidas apresentou queda de 0,2% em relação a janeiro de 2013. Considerando o desempenho interanual, houve alta de 0,7% na atividade do setor quando comparado a fevereiro do ano anterior.

Por fim, o nível de atividade de Móveis e eletrodomésticos registrou contração de 0,4% frente ao mês imediatamente anterior – série com ajuste sazonal. Ademais, o indicador apontou elevação de 1,3% na atividade do setor na comparação com o mesmo período de 2012.

  

Tabela 1 – Indicador de Movimento do Comércio Boa Vista

Indicador do Comércio

 

Fev12/Jan13*

Fev13/Fev12

Acum 13/12

12 meses

Móveis e eletrodomésticos

-0,4%

1,3%

1,0%

4,5%

Tecidos, vestuários e calçados

-0,1%

-1,9%

2,2%

2,6%

Supermercado, alimentos e bebidas

-0,2%

0,7%

3,5%

7,8%

Combustíveis e lubrificantes

-0,9%

3,5%

6,5%

7,0%

Varejo

-0,7%

0,5%

3,0%

6,3%

       
*Séries Dessazonalizadas        


Metodologia do Indicador de Movimento do Comércio

O indicador que representa o nível de atividade do setor varejista é obtido a partir da série histórica mensal da quantidade de consultas efetuadas à base de dados da Boa Vista.  As consultas são realizadas por estabelecimentos comerciais e instituições financeiras no momento da venda. Os dados são classificados conforme a atividade econômica do usuário da base de dados e, posteriormente, corrigidos pelos devidos tratamentos estatísticos. As séries encadeadas têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal.

Comentários

comentários

Posts relacionados

Maioria dos consumidores afirma ter perfil equilibrado quanto aos seus hábitos de consumo, revela pesquisa da Boa Vista SCPC

A maioria dos entrevistados (59%) em pesquisa inédita desenvolvida pela Boa Vista SCPC afirma ter um perfil equilibrado quando questionada sobre os seus hábitos de compra. Outros 28% dizem ter perfil conservador, e 13% afirmam ser consumistas. O levantamento da Boa Vista SCPC, elaborado com 1.169 entrevistados, em todo o Brasil, no período entre 31…

Parceria ADASP com a Boa Vista SCPC possibilita a ampliação de resultados

A Boa Vista SCPC tem parceria com mais de 2.200 entidades de classes representativas em todo o Brasil. Destaca-se também pela inovação e contínuo investimento em tecnologia para desenvolvimento de soluções que antecipem as principais demandas do mercado. Possui um time com centenas de profissionais especializados em modelagem estatística de informações, o que garante produtos…

Percentual de cheques devolvidos atingiu 2,06% em fevereiro, segundo Boa Vista SCPC

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados atingiu 2,06% em fevereiro, registrando diminuição em relação a fevereiro de 2016, quando alcançou 2,22%. O percentual de cheques devolvidos sobre movimentados também recuou na comparação mensal (em janeiro o nível foi de 2,07%), sendo o resultado…