Boa Vista Serviços: Indicador de movimento do comércio registra queda em fevereiro

Indicador avançou 0,5% em relação a fevereiro de 2012

 19 de março de 2013 – Análise da Boa Vista a partir de dados do varejo com abrangência nacional indicam que, no mês de fevereiro, o indicador de movimento do varejo recuou 0,7% na comparação com janeiro – descontados os efeitos sazonais.

Na variação dos últimos doze meses, encerrados em fevereiro deste ano, houve avanço de 6,3% em relação aos doze meses terminados no mesmo período de 2012.

 

Setores

Todos os setores apresentaram variação negativa sobre o mês imediatamente anterior – desconsiderando os efeitos sazonais – com destaque para Combustíveis e lubrificantes que registrou queda de 0,9% no período devido, principalmente, ao reajuste dos preços. Considerados os últimos doze meses, no entanto, os dados deste setor indicam variação positiva de 7,0% quando confrontados aos doze meses anteriores.

O setor de Tecidos, vestuários e calçados apresentou a menor queda entre janeiro e fevereiro (0,1%), expurgados os efeitos sazonais. Por outro lado, confrontado com o mesmo mês do ano anterior, o setor foi o único a exibir variação negativa (-1,9%).

A série dessazonalizada do setor de varejo Supermercados, alimentos e bebidas apresentou queda de 0,2% em relação a janeiro de 2013. Considerando o desempenho interanual, houve alta de 0,7% na atividade do setor quando comparado a fevereiro do ano anterior.

Por fim, o nível de atividade de Móveis e eletrodomésticos registrou contração de 0,4% frente ao mês imediatamente anterior – série com ajuste sazonal. Ademais, o indicador apontou elevação de 1,3% na atividade do setor na comparação com o mesmo período de 2012.

  

Tabela 1 – Indicador de Movimento do Comércio Boa Vista

Indicador do Comércio

 

Fev12/Jan13*

Fev13/Fev12

Acum 13/12

12 meses

Móveis e eletrodomésticos

-0,4%

1,3%

1,0%

4,5%

Tecidos, vestuários e calçados

-0,1%

-1,9%

2,2%

2,6%

Supermercado, alimentos e bebidas

-0,2%

0,7%

3,5%

7,8%

Combustíveis e lubrificantes

-0,9%

3,5%

6,5%

7,0%

Varejo

-0,7%

0,5%

3,0%

6,3%

       
*Séries Dessazonalizadas        


Metodologia do Indicador de Movimento do Comércio

O indicador que representa o nível de atividade do setor varejista é obtido a partir da série histórica mensal da quantidade de consultas efetuadas à base de dados da Boa Vista.  As consultas são realizadas por estabelecimentos comerciais e instituições financeiras no momento da venda. Os dados são classificados conforme a atividade econômica do usuário da base de dados e, posteriormente, corrigidos pelos devidos tratamentos estatísticos. As séries encadeadas têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal.

Comentários

comentários

Posts relacionados

Percentual de cheques devolvidos atinge 1,90% em julho

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos), como proporção do total de cheques movimentados[1] atingiu 1,90% em julho, registrando considerável redução em relação ao mesmo mês do ano anterior (-0,31 p.p.). Na comparação mensal, o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados obteve leve alta frente ao mês anterior (em junho o…

Número de novas empresas cai 3,8% no 2º trimestre

No 2º trimestre de 2017 o número de novas empresas caiu 3,8% em relação ao trimestre anterior, segundo levantamento da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), com abrangência nacional. Assim, o resultado configura a primeira queda para esse trimestre desde o início da série histórica (2003). Ainda assim, os valores acumulados no…

Vendas para o dia dos pais recuam 0,5% em 2017

As vendas do comércio para o dia dos pais diminuíram 0,5% em 2017 quando comparadas a 2016, segundo dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). O recuo das vendas nesta data foi mais fraco do que o observado em 2016, quando o comércio retraiu 5,2% em relação ao mesmo período de…