O movimento do comércio caiu 1,1% em novembro de 2014, em comparação com o mês anterior, de acordo com dados nacionais do varejo, apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). No acumulado do ano (jan/14 a nov/14), houve aumento de 4,4% no movimento do comércio. Na variação interanual (nov/14 contra nov/13) o indicador registrou queda de 1,0%. Na análise de longo prazo medida pela variação do acumulado em 12 meses, houve crescimento de 4,2%.

A evolução do varejo tem sido mais modesta em 2014, na comparação com a série histórica. Esse fato sustenta a previsão da Boa Vista SCPC de que o crescimento do setor, neste ano, seja em torno de 3,0%.

Setores

Na comparação mensal (nov/14 contra out/14), o setor de “Móveis e Eletrodomésticos” apresentou queda 3,7%. No valor acumulado em 12 meses, houve elevação de 6,5%, enquanto na variação interanual (nov/14 contra nov/13) o indicador caiu 6,5%.

A categoria de “Tecidos, Vestuários e Calçados” apresentou queda de 1,3% na análise mensal. Na análise do acumulado em 12 meses, houve aumento de 4,9%. Na comparação interanual, houve crescimento de 3,9%.

A atividade do setor de “Supermercados, Alimentos e Bebidas” subiu 1,0% em novembro/14. Já a variação acumulada em 12 meses desacelerou 0,1 p.p., atingindo alta de 2,2%. Na análise interanual, houve alta, de 2,8%.

Por fim, o segmento de “Combustíveis e Lubrificantes” caiu 0,3% na variação mensal. Houve alta no acumulado em 12 meses e na avaliação interanual, de 6,9% e 3,4%, respectivamente.

A seguir, a tabela contemplando os valores citados acima.

mov1

Metodologia

O indicador Movimento do Comércio é elaborado a partir da quantidade de consultas à base de dados da Boa Vista, por empresas do setor varejista. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100, e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

A série histórica do indicador está disponível em: http://www.boavistaservicos.com.br/economia/movimento-comercio/