O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base da Boa Vista SCPC – apontou queda de 1,1% no 1º semestre do ano quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Na variação acumulada em 12 meses (julho de 2016 até junho de 2017) foi observada redução de 1,4%. Na análise interanual (mesmo mês de 2016) houve queda de 9,8%, enquanto na comparação mensal dessazonalizada contra maio, a diminuição foi de 11,5%.

recuperacao_julho1

Em termos regionais, na comparação em 12 meses observou-se alta somente nas regiões Sul e Sudeste, que apresentaram variações de 1,2% e 0,4%, respectivamente. Para as demais regiões, ficou a seguinte configuração: Norte (-9,6%), Centro-Oeste (-6,0%) e Nordeste (-3,9%).

recuperacao_julho2

Apesar das divergências dos indicadores regionais, a média brasileira de recuperação de crédito continua muito próxima de valores estáveis. Com isso, o quadro de inadimplência na economia mantém-se com poucas alterações, uma vez que o crescimento do fluxo de registros de consumidores inadimplentes nos últimos meses também permanece em níveis próximos da estabilidade.

Metodologia

O indicador de recuperação de crédito é elaborado a partir da quantidade de exclusões dos registros de dívidas vencidas e não pagas informados anteriormente à Boa Vista pelas empresas credoras. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. Em janeiro de 2014 houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.