Inadimplência em Belo Horizonte sobe 0,6% em 2013

A região Sudeste apresenta queda de 3,3%; Minas Gerais, alta de 4%

Esse levantamento inédito foi apresentado hoje com exclusividade durante a Caravana do Crédito em Belo Horizonte, que reuniu cerca de 200 empresários mineiros.

Analisando-se os registros de agosto, na comparação com julho de 2013, a inadimplência em Belo Horizonte caiu 2,8%; no estado de Minas Gerais também houve queda, 1,0%, com tendência oposta à média da região Sudeste, que apresentou alta de 1,1% na mesma comparação, descontados os efeitos sazonais. (Abaixo a tabela completa, incluindo comparativos de agosto deste ano contra agosto de 2012 e doze meses contra doze meses).

Recuperação

Já em relação ao indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplência – houve um crescimento de 5,8% no acumulado de janeiro a agosto de 2013 em Belo Horizonte, e de 8,2% no Estado de Minas. São indicadores acima das médias da região Sudeste e do Brasil, em que o aumento do pagamento de dívidas foi de 2,3% e de 3,9% respectivamente.

Caravana do Crédito

A Caravana do Crédito, iniciativa inédita da Boa Vista Serviços, lançada este ano, trouxe a Belo Horizonte nesta data o debate sobre gestão de crédito, risco e relacionamento com consumidores, apresentando conceitos e melhores práticas adotadas por importantes empresas de vários ramos de atividade.

Durante o evento, foram realizadas as palestras “Tendências de Crédito e Risco”, por Fernando Manfio, autor do livro “O risco nosso de cada dia”; e “Como fazer mais negócios com segurança”, por Victor Loyola, executivo com larga experiência em gerenciamento de risco nos segmentos financeiro, de consumo e cartões de crédito no Brasil e no exterior. O diretor de Crédito e Cobrança das Casas Bahia, Paulo Santos, participou de um painel, com objetivo de promover o compartilhamento de experiências entre dirigentes de grandes empresas no sentido de contribuir para a melhoria da gestão do risco de crédito no país.

O objetivo da Caravana, segundo o presidente da Boa Vista Serviços, Dorival Dourado, é promover o crescimento do crédito de forma equilibrada, beneficiando dessa forma empresas e consumidores.

Comentários

comentários

Posts relacionados

Fazer parte do Cadastro Positivo passa a ser fundamental para o consumidor, afirma Boa Vista SCPC

Se por um lado a aprovação da Medida Provisória que tornará automática a adesão dos consumidores brasileiros ao banco de dados de bons pagadores, em virtude da alteração na Lei 12.414/2011 está, por tempo indeterminado, pendente em Brasília, por outro, passa a ser cada vez mais contundente a responsabilidade de o consumidor conhecer e entender…

Percentual de cheques devolvidos atinge 2,11% em maio, segundo Boa Vista SCPC

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados[1] atingiu 2,11% em maio, registrando uma diminuição em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando alcançou 2,33%. Na comparação mensal, o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados obteve leve aumento (em abril o nível foi de…

Movimento do Comércio sobe 2,7% em maio, diz Boa Vista SCPC

Informações do varejo apuradas pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) apontam que o Movimento do Comércio subiu 2,7% em maio, considerando os dados mensais com ajuste sazonal. Na avaliação acumulada em 12 meses (junho de 2016 até maio de 2017 frente ao mesmo período do ano anterior) houve queda de 3,0%…