Levantamento da Boa Vista aponta que a inadimplência das empresas em 2012 foi 6,9% superior a 2011

Das três modalidades, apenas a devolução de cheques mostrou retração no resultado acumulado no ano

Acesse aqui o release na íntegra. 

 São Paulo, 30 de janeiro de 2013 – Levantamento de dados da Boa Vista Serviços sobre as empresas mostra que em 2012 a inadimplência foi 6,9% maior do que em 2011. O cálculo foi realizado por meio de uma análise ponderada de três variáveis de negativação de empresas, sendo elas: novos registros na base do SCPC, títulos protestados e cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos). Em 2011 o crescimento da inadimplência entre as empresas foi ainda maior, com alta de 16,8% no período, após queda de 4,6% em 2010.

O aumento da inadimplência das empresas reflete fatores como a redução do ritmo de crescimento da atividade econômica, o aumento do endividamento e da inadimplência de consumidores e o consequente aumento da restrição dos bancos à concessão de crédito em geral.

A redução da atividade aliada a menor capacidade de financiamento das empresas trouxe um impacto direto sobre o fluxo de caixa e sobre a sua capacidade de honrar seus compromissos financeiros.

Para 2013, no entanto, esperamos que o cenário aponte para uma melhoria da atividade econômica em comparação com 2012, já que o mercado de crédito possui perspectivas positivas, com juros em patamares baixos e redução da inadimplência dos consumidores, consequentemente contribuindo para a melhoria da capacidade de pagamento das empresas.

Comentários

comentários

Posts relacionados

Percentual de cheques devolvidos atinge 1,90% em julho

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos), como proporção do total de cheques movimentados[1] atingiu 1,90% em julho, registrando considerável redução em relação ao mesmo mês do ano anterior (-0,31 p.p.). Na comparação mensal, o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados obteve leve alta frente ao mês anterior (em junho o…

Número de novas empresas cai 3,8% no 2º trimestre

No 2º trimestre de 2017 o número de novas empresas caiu 3,8% em relação ao trimestre anterior, segundo levantamento da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), com abrangência nacional. Assim, o resultado configura a primeira queda para esse trimestre desde o início da série histórica (2003). Ainda assim, os valores acumulados no…

Vendas para o dia dos pais recuam 0,5% em 2017

As vendas do comércio para o dia dos pais diminuíram 0,5% em 2017 quando comparadas a 2016, segundo dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). O recuo das vendas nesta data foi mais fraco do que o observado em 2016, quando o comércio retraiu 5,2% em relação ao mesmo período de…