Indicador de Risco de Crédito aponta estabilidade no risco dos consumidores que buscaram crédito nos últimos 12 meses

Indicador de Risco de Crédito aponta estabilidade no risco dos consumidores que buscaram crédito nos últimos 12 meses

O Indicador de Risco de Crédito (IRC) da Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), que calcula o risco mediano dos indivíduos que buscam crédito no mercado em determinado período de tempo, mostra que os consumidores que buscaram crédito nos últimos 12 meses reduziram o risco de se tornarem inadimplentes em 1,7% no 3º trimestre de 2013 em relação ao mesmo período do ano anterior, passando de 100,6 para 98,9. Na comparação contra o 2º trimestre de 2013, o indicador manteve estabilidade, ficando em 98,9. A redução do risco de crédito dos consumidores em determinado momento influencia a sua probabilidade futura de inadimplência.

O IRC é utilizado como antecedente de tendência da inadimplência dos consumidores brasileiros medida pelo Banco Central (recursos livres acima de 90 dias). Pelos últimos resultados, a inadimplência do consumidor que já vem em queda desde o 4º trimestre de 2012, deve continuar a sua trajetória de queda em 2013, com tendência de estabilidade para o início de 2014.

 

Sobre o indicador

O Indicador de Risco de Crédito da Boa Vista Serviços avalia o risco mediano através de uma amostra de indivíduos que buscaram crédito no mercado nos últimos 12 meses. É baseado em modelos estatísticos que a partir de variáveis selecionadas mostram a capacidade de pagamento dos consumidores que estão em busca de crédito e a probabilidade de inadimplência em determinado período.

O índice é gerado com datas de referência trimestrais (31/março, 30/junho, 30/setembro e 31/dezembro) e com data de publicação no mês subsequente à data de referência.

Comentários

comentários