Tendência de inadimplência é manter ritmo de queda

Tendência de inadimplência é manter ritmo de queda

O Indicador de Risco de Crédito dos Consumidores (IRC) da Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), que calcula o risco mediano dos consumidores que buscaram crédito no mercado nos últimos 12 meses, revelou que houve diminuição de 1,7% do risco desses consumidores se tornarem inadimplentes no 4º trimestre de 2013, em relação ao mesmo período do ano anterior, passando de 100,0 para 98,3. Na comparação, contra o 3º trimestre de 2013, o indicador também recuou (-0,6%), de 98,9 para 98,3. A redução do risco de crédito dos consumidores em determinado momento influencia a sua probabilidade futura de inadimplência.

 

O IRC é utilizado como antecedente de tendência da inadimplência dos consumidores brasileiros medida pelo Banco Central (recursos livres acima de 90 dias). Pelos últimos resultados, a inadimplência do consumidor que vem em queda desde o 4º trimestre de 2012, deve apresentar uma tendência de estabilidade durante o 1º semestre de 2014 e possíveis reduções no 3º trimestre. A nossa expectativa para o fim de 2014 é que a inadimplência retorne ao patamar do final de 2013.

Sobre o indicador

O Indicador de Risco de Crédito da Boa Vista Serviços avalia o risco mediano através de uma amostra de indivíduos que buscaram crédito no mercado nos últimos 12 meses. É baseado em modelos estatísticos que a partir de variáveis selecionadas mostram a capacidade de pagamento dos consumidores que estão em busca de crédito e a probabilidade de inadimplência em determinado período.

O índice é gerado com datas de referência trimestrais (31/março, 30/junho, 30/setembro e 31/dezembro) e com data de publicação no mês subsequente à data de referência.

Comentários

comentários