Apesar da coincidência da abertura do campeonato Mundial de Futebol no Brasil com o Dia dos Namorados, em 12 de junho, a maioria dos consumidores não vai deixar o romantismo de lado: 66% declaram que irão comprar presente para o seu par. A constatação é da pesquisa da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), realizada com o objetivo de sondar o comportamento de consumo relacionado ao Dia dos Namorados e em relação à Copa do Mundo.

Os consumidores brasileiros apontam aspectos positivos em relação à realização da Copa do Mundo no país. Segundo a pesquisa, 55% afirmam que a Copa trará algum ponto positivo, com destaque para Turismo (14%), melhor infraestrutura das cidades-sede (10%), visibilidade do país (8%) e crescimento econômico (6%).

A pesquisa também revelou que 47% dos consumidores planejam comemorar o Dia dos Namorados ao término do primeiro jogo da Copa. Como presente para seu par, a preferência da maioria (51%) são produtos de uso pessoal como roupas e calçados, e apenas 17% vão substituir esses e outros itens tradicionais por produtos alusivos à Copa.

Além disso, os gastos serão moderados: 67% dos entrevistados gastarão até R$ 200 com presentes para o Dia dos Namorados e a maioria (66%) vai pagar à vista, enquanto 34% pretendem parcelar sua compra. Os presentes serão comprados majoritariamente em lojas físicas (81%), em vez de serem comprados por meio do comércio eletrônico.

Consumo e otimismo na Copa

Em relação aos gastos durante a Copa do Mundo, a pesquisa da Boa Vista SCPC mostrou que 46% pretendem consumir itens relacionados à alimentação, como pipoca e salgadinhos, e 27% com bebidas em geral. Apenas 15% comprarão produtos relacionados à Copa, como camisetas, chaveiros, adereços etc.

A pesquisa revelou também que a Copa será um “programa família”: 71% dos consumidores assistirão aos jogos com seus familiares.

E o Brasil é o favorito para ficar com o título, embora a vantagem seja apertada. Segundo a pesquisa, 54% dos consumidores preveem que o Brasil será o campeão, mas 46% estão pessimistas quanto ao resultado da Seleção na Copa.

Copa do Mundo e economia brasileira

As opiniões sobre a situação da economia brasileira durante a Copa do Mundo estão divididas: 34% dos consumidores acreditam que a economia apresentará sinais de melhora durante o período, 32% afirmam que ela ficará igual e 35% dizem que a economia irá piorar. A percepção de piora é maior entre os consumidores da região Sul do país (41%) e menor no Norte (25%).

Mas, após a Copa do Mundo, a percepção é de que a economia brasileira irá piorar (52%), independentemente da classe social pesquisada.

Metodologia

A empresa utilizou a metodologia quantitativa para realização da coleta das informações, feita por meio de pesquisa eletrônica. O Universo da pesquisa é representado por consumidores que buscaram informações e orientações no site Consumidor Positivo da Boa Vista Serviços – www.consumidorpositivo.com.br, entre os dias 13 a 23 de maio de 2014. A amostra obtida foi de 972 respondentes. Para leitura geral dos resultados, deve-se considerar 95% de grau de confiança e margem de erro equivalente a 3%, para mais ou para menos.